Atualizado em: 11 fevereiro 2011

Leptospirose – Sintomas e Tratamento

Podendo se instaurar em animais e em seres humanos, a leptospirose é uma doença causada pela bactéria do gênero Leptospira cuja transmissão mais comum é efetuada pela urina de roedores urbanos em contato com a pele do futuro infectado. A doença também pode ser transmitida de porcos e cavalos, entre outros animais, não sendo comum de pessoa para pessoa.

publicidade:

Entre seus sintomas, encontra-se febre alta, olhos e pele amarelada, dor abdominal, forte dor de cabeça, intensa dor nas panturrilhas, calafrio, dor muscular, vômito, olhos vermelhos e erupções na pele. Lembre-se que a Leptospirose pode ser confundida com outras doenças, como gripes e viroses. Portanto, realize testes laboratoriais de sangue ou urina em clínicas especializadas para certificar-se. Não tente se tratar sem auxílio médico. Em casos extremos, a doença pode ser fatal.

A leptospirose é tratada com antibióticos. Caso não seja efetuado tratamento, a doença pode causar sérios danos nos rins. Não se esqueça de que saúde é um assunto muito sério. Consulte seu médico, avalie suas opções com toda cautela possível e tome sua decisão avaliada em hipóteses realistas.

Como prevenção, evita-se nadar em águas que podem estar contaminadas com urina animal. Limpe bem os alimentos e certifique-se de utilizar vestimenta devidamente protegida, caso seu trabalho exija contato direto com fontes possivelmente infectadas e visite o médico regularmente.

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook