Atualizado em: 7 julho 2011

Lentes de contato para Ceratocone

Saiba tudo sobre essa doença que afeta a visão e que muda o formato da retina, deixando-a em formato de cone. Saiba tudo sobre o tratamento com o uso de lentes.

As doenças que afetam os olhos são as mais perigosas, não que todas levem a morte, mas a maioria acaba deixando sequelas irreversíveis, como a cegueira por exemplo. O cuidado com os olhos é extremamente importante, pois uma vez que a retina esteja danificada a visão não será mais a mesma e o tratamento sempre será complicado e delicado. Uma doença não muito conhecida que afeta os olhos é chamada de Ceratocone. Saiba mais.

publicidade:

 

O que é?

 

Ceratocone é uma doença que afeta os dois olhos e é uma doença progressiva. Não é uma doença inflamatória e é caracterizada pela mudança no formato da córnea, mudando para um formato cônico. Ainda não se sabe como essa doença surge, qual é sua causa, mas alguns estudos acreditam que seja uma doença genética, devido alguma alteração no cromossomo 21. Embora não se tenha relatos de casos na família por parte dos portadores da doença. Existem também algumas pessoas que possuem uma propensão a ter a doença, por exemplo, portadores de Síndrome de Down possuem mais chances de desenvolver a doença ocular. Estudos acham que isso pode ter ligação com a alteração no cromossomo 21, que também está presente na Síndrome de Down.

Pessoas que possuem prolapso da valva mitral também mostram ter maior propensão a desenvolver a doença. Isso se justifica por alterações de colágeno no organismo.

Sintomas

É uma doença de fácil diagnóstico, mas no começo é um pouco difícil de detecta-la por possuir sintomas muito parecidos com de outras doenças oculares. Existem alguns sinais característicos que indicam a presença da doença, como: adelgaçamento da córnea, estrias de Descemet, sinal de Munson, anel de Fleischer, estrias de Vogt, aumento da visibilidade dos nervos corneanos, interrupções na camada de Bowman, diminuição da sensibilidade da córnea e reflexo em tesoura à retinoscopia.

Em casos mais avançados nota-se cicatrizes estromais que são resultado de rupturas na camada de Bowman. Além de cicatrizes, muitas vezes nota-se a presença de edema estromal também, bem na região que o cone foi formado.

Tratamento

 

Para o tratamento da Ceratocone, são usadas lentes de contatos corretivas e óculos, sendo que muitas vezes o uso de lente é mais indicado, quando os óculos não conseguem mais corrigir a visão do portador. As lentes mais usadas são as rígidas de gás-permeáveis. Existem casos mais graves que precisam de lentes especiais de dupla curvatura posterior.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook