Atualizado em: 28 janeiro 2013

Laqueadura e Vasectomia - A Reversão é Possível?

A vasectomia e a laqueadura são opções do casal no sentido de não ter mais filhos.
Você Sabia?
Que segundo alguns dados, cerca de 60% das pacientes que querem fazer reversão é porque mudaram de parceiro, os outros motivos principais são a perda dos filhos ou mudança nas condições financeiras.
laquadura vasectomia

A vasectomia e a laqueadura são métodos anticonceptionais considerados definitivos

Primeiro vamos intender o que são os dois tipos mais eficazes de anticonceptivos , ambos os métodos são feitos através de uma operação, a Vasectomia nada mais é que a interrupção dos canais em que os espermatozoides passam, bloqueando assim a chegada a próstata.

A operação pode ser considerada simples, feita através do escroto, que funciona como a “entrada” para a pinça que vai bloquear os canais.O método usado varia de cirurgião para cirurgião, mas normalmente é feito pela incisão das pinças uma de cada, assim pinçando os canais.

publicidade:

Laqueadura

A laqueadura por sua vez é uma operação um pouco mais complicada pois existem mais de 10 formas de se fazer esse processo, o que vai definir qual é o caso certo para cada pessoa é um médico especializado. O que torna a laqueadura um tanto quanto mais sensível que a vasectomia é o fator emocional que envolve o processo.

Agora que intendemos um pouco mais sobre os processos, é hora de falar sobre as formas de reverte-los e sim, é possível reverter os dois. Na laqueadura o processo apenas consiste em religar as trompas, porém esse processo diminui bastante fertilidade e que na maioria de casos é necessário usar tratamentos especiais para se engravidar. Isso deixar a laqueadura ainda mais sensível e que só deve ser feita se a decisão for unanime e sem nenhum tipo de duvida.

Vasectomia

Já no caso da vasectomia, em outras épocas era um processo irreversível porem pelo grande avanço tecnológico hoje em dia já é possível reverter totalmente esse processo, através de uma microcirurgia em que os canais são religados, a operação nesse caso é simples e dura em média 3 horas e pode ser feita praticamente em todos os hospitais.

Reversão

Mesmo com esses meios e reversões é preciso analisar muito bem o caso antes de fazer algum deles, principalmente a laqueadura no caso das mulheres que podem oferecer um risco maior em caso de mudança de opinião no futuro.

Vídeo sobre Laqueadura e Vasectomia

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook