Atualizado em: 25 julho 2012

Lapso de Memória - Características e Tratamento

É comum esquecer em que lugar guardou algum objeto ou deixou a chave do carro, todo mundo é acometido de pequenos brancos, mas atente-se para que isso não evolua.
Você Sabia?
Se o lapso de memória começa, posteriormente ele pode evoluir para o Alzheimer, por isso, é bom ficar ligado na progressão do seu nível de esquecimento, se isso tornar-se muito comum procure um neuro.
Lapso de Memória

Entenda o que é o lapso de memória e saiba até onde isso é normal. (Foto: Divulgação)

Ter lapso de memória não é considerado grave pelos neurocientistas, esquecer brevemente de alguma tarefa que deveria ser realizada, uma senha do banco ou coisa do tipo acontece com todo mundo vez ou outro e calma, você não está ficando maluco ou se esquecendo de tudo.

Quem tem a partir de 40 ou 50 anos pode ter lapso de memória mais frequente, porém os causadores disso, normalmente são: a fadiga, o estresse diário e a simples falta atenção por conta da correria, o que pode acometer qualquer ser humano.

publicidade:

Esquecer uma coisa ou outra não deve ser motivo de preocupação, até mesmo por que não seria bom para ninguém armazenar tudo na memória em todo o tempo. O cérebro humano encheria de tal forma que em dado momento ele ficaria impossibilitado de armazenar mais.

Características

Uma pessoa com lapso de memória não se lembra de coisas pequenas, como por exemplo, onde deixou a chave do carro e assim por diante, mas às vezes com um pouquinho de esforço e ou não necessariamente tudo se clareia e vem à tona.

Caso os esquecimentos sejam frequentes e assuntos importantes fujam da cabeça procure um médico para averiguar se tudo está como deveria, pois essas falhas podem ser o início de doenças graves.

Como Controlar os Lapsos de Memória

  • Saber lidar com o estresse;
  • Tratar transtornos metais, como depressão;
  • Evitar o uso de remédios conhecidos como “tarja preta” e também os calmantes;
  • Não ingerir álcool;
  • Evitar o cigarro;
  • Não utilizar drogas;
  • Exercitar o cérebro.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook