Atualizado em: 21 setembro 2012

Kernicterus: Causas, sintomas e tratamento

kernicterus pode ser considerado uma ictería, grave embora rara, que afeta principalmente os bebes prematuros.
Você Sabia?
Que a Kernicterus é uma bilirrubina disfunção cerebral induzida. A bilirrubina é uma substância altamente neurotóxico que pode tornar-se elevada no soro,

Os recém-nascidos são os principais reféns desta doença, portanto fique atento as informações do Kernicterus

O kernicterus é um doença rara que podemos considerar uma inctería grave, que podem provocar lesões cerebrais e a morte, a incteria normalmente aparecem em recém nascidos, principalmente em prematuros, e seu tratamento pode ser feito facilmente sendo diagnosticado. No caso do kernicterus ocorre no acúmulo bilirrubina no cérebro.

Entre os processos patológicos envolvidos no aumento dos níveis de bilirrubina esta a Policitemia( quebra da hemácia, há consequente liberação de bilirrubina, que fica circulante no sangue, resultando em icterícia), Incompatibilidade de Rh entre a mãe e o concepto, Uso de fármacos(sulfonamidas, cotrimoxazol e a combinação de trimetropim com sulfametoxazol) podem contribuir para essa desordem no recém-nascido.

publicidade:

Causa do kernicterus

A doença também pode surgir em crianças portadoras da síndrome de Crigler-Najjar tipo I. trata-se de uma hiberbilirrunemia hereditária, o que impossibilita o organismo de excretar a bilirrubina. Outra patologias que pode contribuir para o surgimento da hiperbilirrubinemia e a síndrome de Gilbert e a deficiência de G6PD principalmente no surgimento concomitante.

Sintomas do Kernictures

Os sintomas iniciais que caracterizam essa doença são a sonolência, inapetência e vômitos, após um tempo esses sintomas evoluem para espasmos musculares no pescoço e costas levando a uma curvatura para trás. Além das convulsões que podem levar o recém-nascido a morte.

Entre os efeitos tardios da doença estão o retardo mental, paralisia cerebral, surdez, e paralisia nos movimentos dos olhos para a cima.Nas crianças maiores e nos adultos o Kerinicterus aparece mais leve e pode apresentar alterações no seu movimento e distúrbios no processamento da fala.

Tratamento do Kernictures

A prevenção para que não ocorra o surgimento dessa doença está na diminuição dos níveis séricos de bulirrubina ou somente por meio de uma fototerapia ou transfusão para troca sanguínea.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook