Atualizado em: 15 setembro 2008

Infecção Urinária (Cistite) – Causas, diagnósticos, tratamentos, sintomas

A infecção urinária é uma doença provocada por bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos, levando a inflamação dos rins e das vias urinárias.

O tipo mais comum em adultos é a cistite, inflamação da bexiga que ocorre principalmente em mulheres. A própria anatomia feminina favorece a infecção, já que a vagina fica muito próxima da uretra, canal por onde sai a urina.

Causa da doença

A infecção do trato urinário é uma infecção bacteriana e afeta qualquer parte do trato urinário.

Ela acomete principalmente as mulheres, pois estas, diferentemente dos homens, possuem a uretra mais curta, permitindo que as bactérias tenham um acesso mais fácil à bexiga.

Tipos

Existem 2 tipos de infecção do trato urinário, o tipo mais comum é conhecido como cistite (infecção da bexiga urinária), o outro tipo de ITU é a pielonefrite (infecção renal), este tipo é o mais grave.

Sintomas

Os sintomas principais da cistite são dor ou ardor ao urinar, necessidade freqüente de urinar com pouca eliminação de urina, dor na uretra, dor na pélvis, algumas vezes pode apresentar febre baixa e a presença de sangue na urina.

Na pielonefrite os sintomas mais comuns costumam ser dores nas costas na altura dos rins, febre alta, calafrios e náuseas.

Tratamento

O tratamento deve ser indicado pelo médico após confirmação diagnóstica. Neste caso, somente o médico é quem poderá indicar a medicação correta e a duração do tratamento. É muito importante que o tempo de tratamento seja respeitado e seguido, mesmo após o desaparecimento dos sintomas.

Existem algumas medidas importantes que podem prevenir as infecções do trato urinário, tais como:

- Cuidados com a higiene pessoal;
- Evitar transportar as bactérias da região anal para a uretra, para isso, as meninas devem ser orientadas desde cedo a fazer a higiene da frente para trás sempre que usarem o banheiro;
- lavar as mãos antes e após de utilizar o banheiro;
- No banho as mulheres e meninas devem lavar-se sempre na direção da frente para trás;
- Durante o período menstrual os absorventes devem ser trocados várias vezes, pois o sangue menstrual é um meio de proliferação de bactérias;
- Ingerir bastante água, pelo menos de 2 litros por dia;
- Não reter a urina por longos períodos, o ideal é urinar a cada duas ou três horas;
- Para mulheres que sofrem de ITU após atividade sexual, recomenda-se ingerir água antes e depois da relação, para que, após o ato, esvaziem a bexiga o quanto antes . Com este procedimento simples, as bactérias que podem ter entrado na uretra são expelidas.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook