Atualizado em: 31 outubro 2012

Índice Glicêmico - como controlar com alimentação e dietas

Para você que não sabe o índice glicêmico é aliado da dieta. Conhecê-lo auxilia na perda de peso e ajuda a controlar a gula.
Você Sabia?
Que o índice glicêmico, ou glicemia, (IG) é um fator que diferencia os carboidratos, e está relacionado com o nível de açúcar no sangue.Sempre que ingerimos carboidratos, estes entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades.

O índice glicêmico é um indicador baseado na habilidade da ingestão do carboidrato

Os problemas de diabetes está presente na vida de muitas pessoas, que para ter um controle levam uma vida fazendo dietas para poder manter o controle do indice gliceminco no sangue.O indice glicemico é um indicador da velocidade com que o açucar presente no alimento ingerido chega na corrente sanguinea.

Um fator muito importante para poder controlar a glicemia do sangue, não somente com pessoas diabéticas mas sim com pessoas que só querem fazer uma dieta, pois isso pode auxiliar na perca de peso.A glicose é o combustivel de quase todos os alimentos, está presente em muitos alimentos é a fonte de energia que faz o organismo funcionar, está presente nos carboidratos, doces e massas.

publicidade:

Como Controlar

Um dos medicamentos usado para controlar o índice de gliemia no sangue é a insulina, esse hormonio mantem em equilibrio da glicemia, além disso a importancia de consumir somente alimentos que contenham um baixo indice glicemico é altissima.

São eles os carboidratos de digestão lenta que chegam a corrente sanguinea mais lentamente, a ingestão de alimentos de alto indice glicemico aumenta com rapidez a glicemia, pelo fato de acalcançar a corrente sanguinea mais rapido. Os médios possuem quantidade moderada de carboidratos ficando em meio termo.

Alimentos que contém um baixo/alto e moderado índice glicemico

ALIMENTOIGALIMENTOIG

Bolos

87

Cuscus

93

Biscoitos

90

Milho

98

Crackers

99

Arroz branco

81

Pão branco

101

Arroz integral

79

Sorvete

84

Arroz parboilizado

68

Leite integral

39

Tapioca

115

Leite desnatado

46

Feijão cozido

69

Iogurte com sacarose

48

Feijão manteiga

44

Iogurte sem sacarose

27

Lentilhas

38

All Bran

60

Ervilhas

68

Corn Flakes

119

Feijão de soja

23

Musli

80

Spaguete

59

Aveia

78

Batata cozida

121

Mingau de aveia

87

Batata frita

107

Trigo cozido

105

Batata doce

77

Farinha de trigo

99

Inhame

73

Maçã

52

Chocolate

84

Suco de maçã

58

Vídeo sobre Índice Glicêmico

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook