Atualizado em: 11 junho 2013

Inchaço na Gravidez é Normal?

O que fazer quando a mulher tem aquele inchaço devido a gravidez? Será que é normal ou pode ser tratado? Tire suas duvidas e veja os componentes para isso acontecer entre as gestantes!
Você Sabia?
O excesso de líquido que estava no sangue, ao encontrar a resistência do retorno, extravasa pela parede dos vasos, causando o inchaço dos pés e pernas.
Inchaço Gravidez

O Inchaço na Gravidez é Normal, mas pode ser evitado e ter um acompanhamento especial. (Reprodução)

É normal que ocorram inchaços na gravidez principalmente dos membros inferiores,  do sexto mês em diante, quando ocorre a retenção de líquidos e o aumento do útero.

Acompanhando o crescimento do bebê, começa a comprimir os vasos localizados na região da bacia, prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas. Pois o sangue que está nos pés e pernas ao tentar retornar ao coração, encontra resistência, pois os vasos da região da bacia estão comprimidos pelo útero.

publicidade:

Fatores do Inchaço

Fatores que também contribuem para o inchaço durante a gravidez são a alimentação inadequada, excesso de peso e o fumo. Sendo que a mulher deve também reduzir o consumo de sal durante a gravidez, fazer caminhadas e hidroginástica e se morar em locais de clima ameno ou frio ela pode usar meias elásticas, que favorecem a circulação.

Também é aconselhável que a gestante coloque um travesseiro ou almofada embaixo dos pés para elevar as pernas e favorecer o retorno do sangue que esta nas pernas.

Entretanto se a mulher grávida notar que está ganhando muito peso, e houver inchaços nas  mãos, braços e rosto, formigamento dos braços, limitação de movimentos dos dedos das mãos e dor na região da nuca, ela deve procurar um médico imediatamente, pois estes são sinais de problemas renais como diabetes gestacional ou pressão alta, que põem em risco a vida da mãe e do bebe. Até porque a pressão alta pode levar a eclampsia (hipertensão e edema podendo ocorrer convulsão e coma da gestante).

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook