Atualizado em: 19 setembro 2013

Qual a importância do Zinco para o Organismo

O zinco tem papel fundamental em nosso organismo, para se ter uma ideiaele é muito importante na alimentação de uma criança,
Você Sabia?
Que o zinco é obtido da extração de minérios com nomes estranhos: esfalerita, blenda, smithsonita, hemimorfita e franklinita.
images (1)

Zinco é de extrema importância para o organismo

Quando falamos sobre nutrientes fundamentais e muito importantes para a nossa saúde pensamos em carboidratos, gorduras e ainda proteínas. Mas para o funcionamento adequado do organismo, além de contar com estes macronutrientes, é necessário que existem os chamados micronutrientes, ou seja, as vitaminas e minerais.

O que muitas vezes a quantidade diária e ideal de ingestão deles é bem baixa, o que não quer dizer em nada que sejam mais ou menos importantes.

publicidade:

Importância do Zinco

Temos como um bom exemplo de mineral considerado essencial para a saúde é o zinco. Ele que é de extrema importância para o organismo por contar com várias funções. Ele acaba ajudando no sistema imunológico na defesa do corpo, ajuda em toda a cicatrização, melhroa o seu paladar e ainda faz parte do desenvolvimento fetal das crianças.

Além de tudo isto ele é um excelente antioxidante, que combate os radicais livres fazendo parte de toda a síntese de DNA o que mantém todas as membranas celulares totalmente íntegras e é necessário para a atividade de pelo menos 300 enzimas, ou seja, ele participa de várias reações que acontecem no organismo.

Toda a sua deficiência poderá levar a uma boa redução da memória e de toda a concentração, bem como a irritabilidade, hiperatividade, eczemas, ou seja, inflamações da pele, erupções, pele seca, fadiga, convulsões, acne, quedas de cabelo, cabelos quebradiços e secos, calvície precoce, as unhas frágeis e ainda quebradiças, e com manhas brancas, além de uma considerável diminuição de olfato e apetite.

Informação

A deficiência grave deste nutriente deverá resultar ainda danos mais sérios para a saúde, como o retardo de crescimento, maturação sexual retardada, impotência, lesões na pele, distrofia de unhas, deficiências imunes, distúrbios de comportamento, paladar prejudicado, cura lenta de feridas, apetite e ingestão alimentar considerados prejudicados e ainda lesões oculares, o que deverá incluir a fotofobia e toda a falta de adaptação a sua escuridão.

Sabendo de toda a importância do zinco para o nosso corpo, tente ainda aumentar o consumo de alimentos ricos no mineral e ainda procure não os deixar ingerir diariamente.

Vídeo sobre o Zinco

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook