Atualizado em: 29 junho 2011

Impetigo – Tratamento e Sintomas

Saiba tudo sobre essa doença de pele pouco conhecida, o Impetigo. Saiba como se manifesta e como é transmitida, além do tratamento com medicamentos.

Existem muitas doenças ainda pouco conhecidas pela população em geral. Muitas vezes passamos a conhecer uma patologia quando um conhecido nosso adquire ou então por afetar muita gente, chegando a ser veiculada em canais de comunicação como televisão e rádio. Uma doença que é pouco conhecida é o Impetigo. Saiba mais sobre essa patologia.

publicidade:

O que é?

Impetigo é uma infecção causada por bactérias que atinge a pele, mais especificamente a camada mais superficial, a derme. Essa doença acomete mais pessoas no verão, pois é uma época em que a temperatura aumenta, sendo mais propícia para a proliferação dessas bactérias. Atinge mais as crianças, devido a menor resistência da pele nesse período.

Impetigo é uma doença contagiosa que pode ser transmitida pelo contato direto através de lesões cutâneas que podem ter sido causadas por picada de inseto, cortes ou arranhões. Em casos mais raros e difíceis, o Impetigo pode ser transmitido pelo uso de roupas ou toalhas contaminadas.

Manifestações e Sintomas

O Impetigo se manifesta através da aparição de bolhas grandes que possuem paredes muito finas que uma vez rompidas, causam uma mancha vermelha e inflamada, com aspecto úmido. Essa é a manifestação do Impetigo Bolhoso. No caso do Impetigo comum, a doença se manifesta com pequenas espinhas com pus, evoluindo futuramente para crostas. As regiões mais afetadas são os membros, o rosto e as axilas, nos dois casos de Impetigo.

Além disso, o Impetigo em casos mais graves pode causar febre reumática, varicela, entre outros problemas mais graves.

Tratamento

O tratamento do Impetigo deve ser iniciado em pelo menos 48 horas após o aparecimento dos sintomas, pois a evolução dessa doença é rápida, espalhando até para outros órgãos do corpo. Basicamente, o seu tratamento se dá pelo uso de antibiótico para que haja controle da doença e evite que ela se agrave. Além dos medicamentos, também existem pomadas a base de mupirocina, para tratamento das manchas. Melhor que o tratamento, é se prevenir e evitar ambientes fechados e com muita gente.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook