Modificado em: 13 janeiro 2011

Hormonio FSH Alto

Sempre devemos ficar atentos aos mínimos sinais que o nosso corpo dá. As vezes, podemos estar com FSH alto e devemos procurar logo um médico.

O hormônio estimulante folicular ou FSH ( Follicle-Stimulating Hormone) é uma gonadotrofina de natureza glicoproteica produzida pela hipófise, que por sua vez foi estimulada pelo hipotálamo. Na mulher, estimula o crescimento do Folículo de Graaf e controla a secreção de estrógenos pelo ovário, o qual estimula o desenvolvimento do endométrio ; no homem, é parcialmente responsável pela indução da espermatogênese. O FSH age nas células de Sertoli, estimulando-as a produzir uma proteína chamada ABP (Androgen Binding Protein), que, trabalhando em conjunto com a testosterona, aumenta a concentração desta no túbulo seminífero.

Em outras palavras, o FSH atua nos folículos ovarianos, promovendo seu crescimento e proporcionando um meio adequado ao desenvolvimento dos óvulos (oócitos). A dosagem de FSH no sangue, feita entre o primeiro e o quinto dia do ciclo menstrual, tem relação com a quantidade de folículos (e também de óvulos) que existem nos ovários: quando esta quantidade é pequena, o valor de FSH é alto. Desta forma, para a reprodução, é melhor que o FSH tenha concentração plasmática baixa. A concentração de FSH no sangue tende a aumentar com a idade, sendo muito alta na menopausa.

Converse com seu médico e veja qual o melhor tratamento para você.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook