Atualizado em: 24 novembro 2010

História da tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é hoje um dos tipos de exames mais seguros e simples que existe. Simplesmente, será utilizado um aparelho de raios X que gira a sua volta, fazendo radiografias transversais de seu corpo.

publicidade:

De acordo com o site Siemens, a tomografia computadorizada, constrói imagens internas das estruturas do corpo e dos órgãos através de cortes transversais, de uma série de seções fatiadas que são posteriormente montadas pelo computador para formar um quadro completo. Portanto, com a TC o interior de seu corpo pode ser retratado com precisão e confiança para ser depois examinado.

O paciente é colocado numa mesa que se desloca para o interior de um anel de cerca de 70 cm de diâmetro. À volta deste encontra-se uma ampola de Raios-X, num suporte circular designado gantry. O anel de raios X no interior do Tomógrafo vai girando à volta da mesa de exame, tomando fotos altamente detalhadas que podem posteriormente ser exibidas em imagens de três dimensões.

Segundo a Wikipédia, a construção da primeira máquina de tomografia ocorreu em 1972 no “THORN EMI Central Research Laboratories“, em Inglaterra, por Godfrey Newbold Hounsfield. Uma grande parte da pesquisa foi suportada graças à contribuição da banda The Beatles, sendo considerada um dos seus maiores legados, a par com a sua música.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook