Atualizado em: 24 fevereiro 2012

Hipotireoidismo - Sintomas e Tratamento

O hipotireoidismo é um problema que indica a baixa produção de hormônios, causado por problemas na glândula tireoide. Saiba mais sobre os sintomas e sobre o tratamento.
Você Sabia?
Além do hipotireoidismo, outras tantas doenças se dão pela alteração dos hormônios. Além do tratamento específico, a reposição hormonal ajuda muito em diversos casos de diversas doenças desse tipo.
Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é um problema que indica a baixa produção de hormônios, causado por problemas na glândula tireoide. (Foto: Divulgação)

Infelizmente, hoje em dia existem milhares de doenças que ainda não temos o controle, que acabam causando diversos problemas na vida de alguém, mudando completamente a sua qualidade de vida. A maioria dessas doenças que acabam debilitando e causando mudanças radicais no organismo, são doenças metabólicas, que mexem diretamente com o organismo, normalmente pela alteração no funcionamento de glândulas, como o hipotireoidismo.

O Hipotireoidismo é nada mais do que um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição dos hormônios da tireóide. Isso se desenvolve decorrente de problemas na glândula tireoide. Nos recém-nascidos, esse problema ocorre mais devido a falta de formação da glândula tireoide, por defeitos hereditários das enzimas que sintetizam os hormônios ou por doenças e medicamentos utilizados pela mãe durante a gestação, de modo que isso interfira no funcionamento da glândula do feto. Já em adultos, essa doença acontece normalmente pela própria auto-imunidade, assim como o lúpus. Acontece também após cirurgia de retirada da tireoide por nódulo ou neoplasia ou por medicamentos que interferem na síntese e liberação dos hormônios da tireoide.

publicidade:

Atualmente, muitas pessoas sofrem com o problema do hipotireoidismo e acabam sofrendo graves consequências em relação a essa doença. Sem contar, que nem todo mundo sabe como a doença age no corpo e quais os sintomas, além de saber qual o tratamento mais adequado. Confira mais abaixo todas essas informações.

Sintomas do Hipotireoidismo

  • Intolerância ao frio
  • Sonolência e constipação
  • Inchaço das extremidades e das pálpebras
  • Diminuição do apetite
  • Pequeno ganho de peso
  • Fraqueza muscular
  • Raciocínio lento
  • Depressão
  • Cabelos e unhas secas e quebradiças
  • Queda de cabelo

Tratamento do Hipotireoidismo

Cada tratamento é realizado de uma maneira, de acordo com cada organismo. Além disso, normalmente é tratado primeiramente os sintomas mais fortes e evidentes, para que a doença em si seja tratada. O tratamento específico das diferentes formas de hipotireoidismo é realizado através da Tiroxina em doses calculadas de 1,6 a 2,2 microgramas por Kg de peso corporal no adulto. O tratamento é realizado através da dosagem de TSH, que deve se manter sempre normal. Em casos de pessoas com problemas de colesterol, como a dislipidemia, deve ser monitorado também os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook