Atualizado em: 31 outubro 2013

Como tratar a hipersensibilidade dentinária

Caso você não saiba a hipersensibilidade dentinária acontece quando a raiz do dente fica exposta. Uma vez que a raiz é exposta, a camada protetora pode ser facilmente removida
Você Sabia?
Que a odontologia surgiu a partir da descoberta do Brasil. Naquela época, o que existia eram as extrações dentárias
dentistas-plantao

A hipersensibilidade dentinária é definida como uma sensibilidade exagerada

Podemos dizer que a hipersensibilidade dentária acontece a partir do momento que a raiz dos dentes fica exposta. Com isto a camada de proteção dos dentes pode ser facilmente removida o que resulta em túbulos dentários abertos. E a dor acontece devido ao movimento dos fluidos nestes locais que chegam até as terminações nervosas do dente.

Com isto sensações de frio, calor, ar e pressão podem gerar uma rápida movimentação dos fluidos gerando uma sensação de muita dor.A dor não pode ser ignorada, e se não for tratada ela poderá fazer com que você não faça a sua escovação dentária corretamente, aumentando os riscos de cáries e ainda doenças de gengiva.

publicidade:

Tratamentos

Primeiramente procure visitar o seu dentista para ter um diagnóstico correto sobre o seu problema bucal. Aproveite também o momento e questione a ele os produtos que são mais adequados para utilização, prevenção e tratamento de hipersensibilidade. Além disto é interessante se solicitar uma orientação quanto a técnica de escovação já que utilizar força excessiva nos dentes poderá gerar uma recessão de gengivas fazendo com que a sua raiz dentária fique exposta.

É possível se recobrir a dentina que for exposta com a gengiva, realizando assim uma cirurgia plástica periodontal ,e os materiais restauradores são uma boa alternativa porém nem sempre são viáveis. A utilização de produtos que tiram a sensibilidade podem ajudar apesar disto nem sempre são eficientes.

Como Prevenir

Por isso é interessante também se evitar pastas de dente que sejam abrasivas, e ainda corrigir a escovação evitando alimentos e também bebidas que sejam ácidas, o que é uma boa alternativa para amenizar possíveis crises de hipersensibilidade, mas é fundamental se consultar o dentista para ser feita uma avaliação e você possa definir o que é o melhor para você.

Uma boa alternativa para prevenir os problemas de hipersensibilidade é antes de mais nada consultar regularmente um cirurgião dentista.

Além disto é fundamental se escovar os dentes corretamente e ainda ter uma mordida balanceada. É importante também de diminuir a ingestão de alimentos e bebidas que possam ser ácidas.

Vídeo sobre a Hipersensibilidade Dentinária

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook