Atualizado em: 9 fevereiro 2011

Hemograma completo

Cuidar da saúde consiste em atos que todos deveriam tomar em relação a sua própria condição de vida. Fazer um Hemograma faz parte desses cuidados que devem ser tomados. Hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de um paciente, ou seja, as da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos.

publicidade:

Vale a pena ressaltar que o exame é requerido pelo médico, portanto o médico pedirá o exame caso ele precise para poder diagnosticar ou controlar a evolução de uma doença. Por isso, a importância de você fazer exames de rotina.

É importante dizer que Hemograma Completo é apenas um termo dado, já que todo hemograma é completo, a não ser, por erro do laboratório.

Objetivo da hemograma:

•Fornecer dados para o cálculo do volume corpuscular médio e da hemoglobina corpuscular média, que revelam o tamanho da hemácia e o conteúdo de hemoglobina.

•Dar suporte a outros testes hematológicos para o diagnóstico ou monitoração de anemia ou policitemia.

•Auxiliar no diagnóstico e classificação das anemias.

Para saber mais sobre os três tipos de células circulantes no sangue: células vermelhas (hemácias ou eritrócitos), células brancas (ou leucócitos) e plaquetas (ou trombócitos). Acesse o site da Wikipédia, e você terá toda explicação:

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook