Atualizado em: 21 novembro 2012

H Pylori: Tratamento

H.pylori é uma bactéria presente no estômago de milhões de pessoas em todo o mundo, se não for tratada pode levar à gastrite ou até mesmo ao câncer no estômago.
Você Sabia?
Que o Helicobacter pylori é uma espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago, o possível papel deste organismo na patogênese de doenças gástricas

Saiba os sintomas, como ela ocorre e como tratar esse bactéria que causa várias doenças

Responsável pela mais comum infecção bacteriana crônica em seres humanos, o Helicobacter pylori é mais conhecido como H. pylori, trata-se de uma bactéria que vive no nosso estômago e duodeno.

A bactérias tem sido reconhecido em todas as populações do mundo e em indivíduos de todas as idades, ela consegue sobreviver em um dos ambientes mais inóspitos do nosso organismo, o estômago, isso porque é um ambiente extremamente ácido, com um pH inferior a 4.

publicidade:

Sobre a Bactéria

A bactéria produz substâncias que neutralizam os ácidos, formando uma espécie de nuvem protetora ao seu redor, permitindo que a mesma se locomova dentro do estômago até encontrar um ponto para se fixar.

Além desta proteção, o H.pylori consegue ultrapassar a barreira de muco que o estômago possui para se proteger da própria acidez, aderindo-se à mucosa, área abaixo do muco, onde a acidez é bem menos intensa.

Doenças que a bactéria é responsável:

  • Gastrite.
  • Úlcera gástrica e duodenal.
  • Linfoma MALT gástrico.
  • Parentes de primeiro grau de pacientes com câncer gástrico.
  • Anemia por carência de ferro sem causa aparente (leia: Anemia Ferropriva | Carência de ferro).
  • Púrpura trombocitopênica idiopática (leia: Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI)).
  • Pacientes em terapia de longo prazo com anti-inflamatórios, que têm sangramento gastrointestinal e / ou úlcera péptica.
  • Câncer do estômago.

Sintomas:

1 – Os pacientes contaminados com H.pylori que apresentam queixas o fazem pela presença de gastrite ou úlceras pépticas provocadas pela bactéria. Nestes casos, os sintomas mais comuns são:

2 – Dor ou desconforto, geralmente tipo queimação e na parte superior do abdômen.

3 – Sensação de inchaço na barriga.

4 – Geralmente depois de comer apenas uma pequena quantidade de alimento a pessoa já se sente satisfeita.

Tratamento contra a H.pylori

O tratamento para o H.pylori é habitualmente feito com 3 drogas por 7 a 14 dias com a presquição de um inibidor da bomba de prótons (Omeprazol, Pantoprazol ou Lanzoprazol) + dois antibióticos, como Claritromicina e Amoxacilina ou Claritromicina e Metronidazol. Após 4 semanas do fim do tratamento, o paciente pode realizar os testes não invasivos para confirmar a eliminação da bactéria.

Vídeo sobre o H.pylori

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook