Atualizado em: 12 novembro 2012


O que é H Pylori Positivo?

Helicobacter pylori é uma espécie de bactéria que infecta a mucosa do estômago humano, veja informações sobre esta doença abaixo
Você Sabia?
Que em 1875, cientistas alemães encontraram bactérias espirais na mucosa gástrica - essas bactérias não cresceram em culturas in vitro e os achados foram esquecidos.[2] Em 1892 o investigador italiano Giulio Bizzozero descreveu bactérias espiraladas colonizando o ambiente ácido do estômago de cães.

H. Pylori não é transmitido de pessoa para pessoa

O que é

O H. Pylori é uma bactéria que vive no estômago e duodeno humano, conhecida também por Helicobacter Pylori ela é responsável pelas infecções bacterianas ocorridas.

Estima-se que a H. Pylori se encontra hoje espalhada por todo mundo, sendo que cerca de 50% da população mundial apresenta uma colônia de H. Pylori em seu estômago.Outro detalhe que deve ser lembrado é que a bactéria não escolhe raça, classe, e muito menos idade, podendo ser encontrada em bebês até idosos.

Características do H Pylori Positivo

A principal característica desta bactéria é que ela possui uma capacidade incrível de permanecer e se colonizar em um ambiente extremamente acido, como o estômago humano.

Sua forma de contagio ainda não foi totalmente esclarecida pelos estudiosos, o que se sabe é que uma pessoa pode se contaminar através de fezes e vômitos de pessoas infectadas. Alguns cientistas afirmam que se pode pegar esta bactéria através de gatos domésticos, pois eles a possuem em seu estômago.

Causas

As principais doenças causadas pelo H. Pylori são geralmente em torno do estômago, como a bactéria age diretamente na camada de muco fixada na parede estomacal, esta por sua vez acaba se deteriorando, com isso o acido produzido no estomago pode atingir a parede e causar inflamações na mucosa ou uma gastrite, em casos mais graves ocorre até ulceras.

A maioria das pessoas que possuem a bactéria no estômago ou no duodeno não sente nenhum tipo de sintomas, afirma-se ainda que o H. Pylori não causa nenhum tipo de sintoma, ou seja, as pessoas só sabem que são portadoras da bactéria quando começam a sentir dores estomacais, como uma gastrite ou ulcera. Alguns sintomas comuns são: queimação, náuseas, vômitos, inchaço no abdômen, sensação de rápida saciedade da fome e em alguns casos apresenta-se anemia.

Tratamento

Para saber se o paciente é H. Pylori positivo existe vários métodos. O mais utilizado até pouco tempo atrás, era a endoscopia, quando se fazia uma biopsia. Atualmente o teste para saber se o paciente é portador da bactéria pode ser feito, através de exames de fezes, sangue e até de respiração.

Vale salientar que a bactéria H. Pylori não tem nenhum agente cancerígeno, em outras palavras, há poucas possibilidades de se ter um câncer de estômago devido a portabilidade da bactéria. Um tratamento normalmente é feito com a manipulação de 3 remédios durante 1 ou 2 semanas, são 2 tipos de antibióticos e um inibidor de dor para o estômago.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook