Atualizado em: 13 maio 2013

Gravidez molar: Sintomas, Tratamento e Definição

Uma gravidez molar é o resultado de um óvulo fertilizado anormalmente que produz um crescimento deforme da placenta.
Você Sabia?
Que a gravidez molar é uma rara complicação que ocorre quando algo dá errado durante o processo de concepção.
gravidez-molar-sintomas

gravidez molar, também conhecida por doença trofoblástica gestacional

A gravidez molar nada mais é do que uma complicação considerada bastante rara da gestação e acontece quando algo de errado durante a fertilização na concepção gera uma alteração nos cromossomos, bem como anormalidades nas células que devem formar a placenta.

Esta condição faz parte de um grupo de condições que é chamado de tumores trofoblásticosgestacionais. Estes que normalmente são benignos e não cancerígenos, apesar disto poderão se espalhar para outros lugares mas são facilmente tratáveis.

publicidade:

Em um sistema de gravidez convencional o óvulo normalmente é fertilizado e conta com 23 cromossomos do pai e também 23 da mãe, em uma gestação considerada molar e completa, o óvulo não conta com os cromossomos da mãe e os do espermatozoide do pai acontecem de forma duplicada. Com isto não existe um embrião, nem qualquer tipo de tecido de placenta., no lugar se forma uma massa de cistos parecido com um cacho de uvas que poderá ser visto em ultrassonografia.

Como acontece a situação

Em grande parte das gestações consideradas molares parciais oferecem um conjunto normalm de cromossomos da mãe, mas o dobro do pai, ficando com 69 cromossomos ao invés de 46. Isto poderá acontecer quando dois espermatozoides fertilizam um mesmo óvulo. Acontecendo um tecido com cistos onde um embrião começa o seu desenvolvimento. Mesmo que ele exista é importante se salientar que não é normal e não tem condições de sobreviver e virar um bebê.
Uma gestação finalizada desta forma é algo assustador, apesar disto realizando um tratamento adequado e acompanhamentos médicos você até mesmo poderá não ter sequelas.

Situações de gestações molares

Em países ocidentais cada 1.000 gestações convencionais 1 é molar. Já nos países asiáticos este tipo de gravidez acontece de forma mais comum, apesar disto não se sabe ao certo quais são todos os motivos para que isto aconteça, mas sabe-se que as mulheres que tem tipo sanguíneo B possuem um risco maior de gravidez molar.

Como sintomas é possível se ter náuseas e vômitos alem de um inchaço no abdomem, assim como os níveis hormonais ficam muito maiores do que o normal.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook