Atualizado em: 20 agosto 2012

Ginecologista dúvidas online

Muitas mulheres por mais que saibam e conheçam seu corpo, no fundo não conhecem tanto quanto imaginam e sempre surgem dúvidas ao decorrer da vida.

publicidade:

Cuidar do corpo é extremamente importante. Realizar consultas freqüentes ao ginecologista, fazer exames de rotina e realizar pelo menos uma vez ao ano o papanicolau. Muitas mulheres por vergonha de perguntar acabam descobrindo alterações em seu sistema reprodutor que não faziam idéia.

É importante entender que não é porque você não sente dor que nada está acontecendo. Por isso a importância de exames periódicos. Muitas patologias aparecem e seus sintomas só se manifestam quando a doença já está em um grau avançado, com tratamento menos eficaz devido à extensão da lesão.

Além de visitas freqüentes ao ginecologista, procure manter uma higiene adequada. É preciso cuidado também com a região das mamas. Faça sempre o auto-exame e procure fazer também a mamografia, para detectar qualquer nódulo ou possível calcificação. O auto-exame pode ser feito durante o banho ou deitada antes de dormir. Previna o câncer de mama.

Para tirar dúvidas sobre ginecologia, diversos sites estão disponíveis para ajudar:

Esse site (www.dreinar.med.br/41.html) responde perguntas sobre menstruação, uso de pílulas, corrimentos, entre outros.

Esse portal aborda diversos assuntos dentro do ramo da ginecologia: www.portaldeginecologia.com.br

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook