Atualizado em: 7 julho 2011

Gastroenterite Infecciosa: Sintomas e Tratamento

Todas as informações sobre a Gastroenterite, quais são os sintomas e como ela surge. Uma doença comum, mas que é desconhecida quanto suas manifestações e tratamento.

Existem muitas doenças infecciosas que podem afetar nosso estômago ou intestino, fazendo com que sintamos muitas dores, sofrendo com sintomas como vômitos e diarreia. Uma doença que causa tais sintomas e que é responsável por outras possíveis complicações é a Gastroenterite Infecciosa. Saiba mais sobre essa doença bem comum, mas pouco conhecida.

O que é?

A Gastroenterite é bastante comum como citado anteriormente. É uma doença infecciosa que normalmente é causada por uma infecção viral, podendo também ser causada por parasitas e bactérias. O termo “gastroenterite” significa inflamação do sistema gástrico, podendo ser no estômago e dos intestinos. Geralmente, não oferece grandes riscos, mas em bebês e idosos pode se tornar grave, devido a grande desidratação que a doença causa. Por isso, o tratamento deve ser iniciado de modo imediato a presença dos sintomas.

publicidade:

Para evitar possíveis complicações, o indivíduo quando apresentar vômitos e diarreia, deve se afastar do trabalho ou da escola nas primeiras 24 horas, pois é necessário que haja repouso. Além disso, é preciso manter uma boa higiene, evitando que essa infecção piore.

Sintomas

Como dito anteriormente, a gastroenterite causa diarreia e vômitos e pode causar outros sintomas também, como: febre, dor de cabeça, perda de apetite, falta de energia, sensação de cansaço, sonolência, entre outros. A diarreia associada aos vômitos pode levar a desidratação rapidamente, ou seja, faz com que o corpo perca muito líquido.

Existem alguns sinais para saber se o indivíduo está desidratado, como: boca seca, pouca ou nenhuma urina, olhos fundos. No caso de bebês com a patologia, a fontanela se afunda, que é no caso a parte central da cabeça do bebê.

Causa

A doença é causada geralmente por bactérias como E. coli, Salmonella e Campylobacter, que podem ser transmitidas através de água não tratada juntamente em local de fezes contaminadas, quando o indivíduo faz a ingestão da mesma ou de alimentos também contaminados.

Tratamento

Uma vez contaminado e com a apresentação dos sintomas, o portador deverá tomar bastante água para repor o líquido perdido. Deve-se evitar bebidas alcoolicas, evitar chá e café também. Além disso, o tratamento também é composto do uso de medicamentos antidiarreicos e também por antibióticos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook