Atualizado em: 11 fevereiro 2014

Gastrite Nervosa: Sintomas, tratamento, medicamentos

Saiba tudo sobre a inflamação no estomago que provoca estados de dores, stress e até muda sua ansiedade. Conheça os sintomas e o tratamento para acabar com a Gastrite Nervosa.
Você Sabia?
Com uma leve exceção das gastrites atróficas, 90% dos casos de gastrite nervosa são curadas!
Gastrite Nervosa

O desconforto é total, e a Gastrite Nervosa causa náuseas fortes até ser medicada para se aliviar este sintoma. (Divulgação)

Inflamação com feridas na parede do estomago que provoca dores fortes nos pacientes, a Gastrite Nervosa geralmente tem suas raízes em questões emocionais como ansiedade, stress ou o nervosismo.

Os sintomas são muito semelhantes aos narrados por pessoas que possuem a gastrite comum, exceto a causa dos mesmos. Dentre os principais sintomas há: a inquietude das pessoas, a ansiedade sentida por elas que acaba tendo como resultado a maior produção de ácido estomacal com uma menor produção de muco protetor das paredes do estomago.

Isso tudo resulta em dores fortes na região abdominal que tem sua solução principalmente com a medicação de antiácidos, sem contar a participação e importância da um acompanhamento psicoterápico para auxiliar no controle do nervosismo, do stress do dia-a-dia ou até mesmo na ansiedade.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são a saciedade precoce que tem como resultado a inibição do apetite até o término da refeição presente; há a presença de náuseas seguidas de arrotos freqüentes; ocorre a má digestão devido ao fator da saciedade antecipada causada pela inflamação e por fim, a sensação de estomago queimando (queimação- refluxo) que vem do estomago subindo para o esôfago proporcionando uma sensação de ardor na garganta.

Tratamento e Medicação

O tratamento para a Gastrite Nervosa envolve muitas mudanças, principalmente na alimentação, dando sempre preferência a alimentos naturais e não industrializados. É imprescindível que você consulte um médico gastrointestinal para que seja diagnosticado o seu foco e que o tratamento seja iniciado da maneira correta. Muitas vezes há a presença de exame de endoscopia para verificar a gravidade da inflamação estomacal. Neste caso, os medicamentos como Hidróxido de Alumínio e Omeprazol são indicados para este tratamento.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook