Atualizado em: 10 fevereiro 2011

Gama-glutamil transferase

Fazer exames periódicos é superimportante e cada um deve fazer para poder ter noção de como sua saúde se encontra. Geralmente, seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

publicidade:

Um dos exames que o seu médico pode solicitar é o Gama-glutamil transferase, no qual, trata-se de coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de gama-glutamil transferase (GGT).

De acordo com o Fwlab, a gama glutamil transferase (gama GT) é uma enzima envolvida na transferência de um resíduo gama glutamil de alguns peptídeos para outros compostos (água, aminoácidos e outros peptídeos menores). Fisiologicamente, está envolvida na síntese protéica e peptídica, regulação dos níveis teciduais de glutation e transporte de aminoácidos entre membranas. É encontrada em vários tecidos: rins, cérebro, pâncreas e fígado (quase a totalidade da gama GT corpórea está presente nos hepatócitos).

O exame vai auxiliar no diagnóstico de colestase hepatobiliar e consumo de álcool. Pode se encontrar em valores elevados no câncer de fígado. A GGT aumentada permite detectar o envolvimento hepático nas infecções, como citomegalovirose, mononucleose infecciosa, e também nas pancreatites e colecistites agudas.

Valor de referência:

  • Homem: 10 a 50 U/L
  • Mulher: 7 a 32 U/L

Portanto, agora você já sabe do que se trata o exame. Se o seu médico o solicitou fique tranqüila e vá até uma clinica para fazê-lo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook