Atualizado em: 13 julho 2011

Tratamento para Gagueira

Saiba sobre um problema tão comum, mas que afeta grande parte da população e acaba se agravando devido a ter um tratamento tardio, pois muitos acham que não é doença.

Existem muitos problemas que a maioria dos pais acaba não dando importância, muitas vezes por achar que não é nada sério ou por achar que até a criança crescer aquele problema irá melhorar. Um dos problemas que afeta muitas pessoas é a gagueira. A dificuldade em pronunciar as palavras, afeta grande parte da população e muitos não sabem como se dá o tratamento. Saiba tudo sobre a gagueira e o tratamento para quem é gago.

O que é?

A gagueira é um distúrbio de fluência, que se caracteriza pela repetição ou alongamento das sílabas. É causada provavelmente por um mau funcionamento de áreas do cérebro relacionadas à temporalização da fala.

publicidade:

Na grande maioria dos casos, as crianças portadoras da gagueira não são tratadas. Pois existe a crença que a gagueira se cura de modo espontâneo, sem que nenhuma intervenção seja necessária. Muitos pais acabam pressionando os filhos para que parem de gaguejar como se fosse uma atitude voluntária deles, sem que eles saibam ou queiram se dar conta que é um distúrbio. É preciso que os pais e familiares tenham a consciência que uma criança não gagueja porque ela quer ou para chamar a atenção. A gagueira é um distúrbio que afeta muitas crianças e devem ser tratadas precocemente, pois em algumas crianças, a gagueira persiste e evolui, se tornando como uma doença crônica.

Como funciona?

A pessoa portadora da gagueira ao falar controla a própria voz com o ouvido esquerdo e a sua emissão vocal não é bem direcionada, ora fala com o lado direito , ora com o lado esquerdo. Esta hesitação interfere na fluência verbal prejudicando o ritmo natural da fala. Ao perceber os movimentos da boca durante a fala destas pessoas percebemos uma gesticulação inquieta e indecisa , onde a voz passeia pelos lábios procurando por qual lado prefere sair, nestes poucos segundos as sílabas se repetem por mais de uma vez, formando a fala hesitante e repetitiva de uma pessoa que apresenta gagueira.

Tratamento

O tratamento da gagueira se inicia com a avaliação do Fonoaudiólogo, aonde o nível de gagueira será medido e o tratamento será traçado com base nisso.

O tratamento contra a gagueira consiste em sessões que estimulam a audição, privilegiando a escuta com o ouvido direito, que ao encaminhar a mensagem para o lado esquerdo do cérebro, faz com que a mensagem atinja o hemisfério da linguagem. Desta maneira o caminho é mais curto e mais rápido evitando a perda de tempo que leva ao problema de temporalização, ou seja, o tempo em que o cérebro leva para elaborar a linguagem e transmiti-la, que é no caso o problema principal da gagueira.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook