Atualizado em: 10 fevereiro 2011


Furunculo é contagioso?

Furúnculos são lesões purulentas na pele semelhantes a enormes espinhas provocadas em geral pela bactéria estafilococos aureus. Essa infecção começa com um nódulo avermelhado com um pêlo no centro onde pode aparecer um pequeno ponto de pus.

O furúnculo pode ocorrer em qualquer parte da superfície corporal, excerto a planta do pé. Entretanto, tem preferência por regiões ricas em pêlos e submetidas à fricção e alta transpiração, como a região do pescoço, face, axilas, nádegas e virilha. Acontece mais nos homens que nas mulheres, principalmente após a puberdade. Mas os obesos, diabéticos e alérgicos estão entre as principais vítimas. Mas as infecções também são mais frequentes em pessoas que têm pele oleosa, que usam roupas muito justas e que ficam sentadas durante muito tempo.

Essa infecção é contagiosa sim. A bactéria pode ser transmitida pela secreção purulenta e pelo ar. Ela tem preferência por ambientes húmidos e quentes e se instala nas fossas nasais com muita frequência. Por esse motivo, quando uma pessoa na família está com um furúnculo, todos na casa devem aplicar no nariz várias vezes ao dia cremes à base de antibiótico. Essa medida ajuda a esterilizar o local. Também é indicado manter uma higiene corporal bastante rigorosa, com banho de duas a três vezes ao dia, particularmente quando residem em regiões de clima quente.

Tratamento:

  • Limpe a região em volta do furúnculo com uma solução desinfectante, por duas a três vezes ao dia.
  • Aplique no local compressas quentes e húmidas de água com sal.
  • Nunca esprema, nem fure o furúnculo, principalmente se ele for no rosto ou próximo ao ouvido, pois a infecção pode se propagar pela corrente sanguínea podendo causar graves consequências.
  • Evite mexer no pus eliminado pelo furúnculo. Se por acaso isso acontecer, lave imediatamente as mãos com água e sabão.
  • Caso não perceda melhora no quadro, procure um médico para que possa ser feito tratamento com antibióticos. Nos casos mais complexos, pode ser feita uma drenagem.

Fontes: Wikipédia e Bam-internacional


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook