Atualizado em: 19 fevereiro 2013

Fobia de Multidão: Sintomas e Tratamento

Conheça um pouco mais sobre os sintomas de pessoas que tem fobia em ficar em meio a multidão e começam a tremer, ou até mesmo soar. Veja como se tratar!
Você Sabia?
Que a Agorafobia é um medo de ficar em grandes espaços abertos ou no meio da multidão. Ela vem do Grego "Agora" = Assembleia, e "Phobos" = Medo.
Fobia de Multidao

A Fobia de Multidão é um grave problema que tem tratamento psicológico. (Reprodução)

Para muitas pessoas pode se tratar apenas de uma frescura, porém, para outras, trata-se de um grave problema e que poderá gerar muitos “prejuizos” futuros. A fobia de multidão é algo que pode ser mais comum do que se imagina, e isto acaba fazendo com que a vida da pessoa que sofre deste mal seja um tanto quanto perturbada, afinal, podem perder oportunidades de emprego, e mutias vezes não conseguem sequer sair nas ruas.

Principais Sintomas

Antes de entender os sintomas, é necessário que se saiba que o medo de multidões, ou a fobia, pode se caracterizar de duas formas, a agorafobia, esta que faz com que a pessoa tenha medo de espaços abertos, onde haja a presença de diversas pessoas, fazendo com que a pessoa tenha a necessidade de sair deste local, ou que se sinta insegura para sair de casa, por exemplo. E há também a fobia social, esta que se caracteriza pelo fato de a pessoa ter medo de ficar exposta a pequenos grupos de pessoas, diferente do primerio caso, por exemplo: a pessoa tem medo de ir a um curso de inglês, e também de ir ao shopping, já no primerio caso, pequenos grupos não assustam.

publicidade:

Os sintomas podem ser apresentados de diversas formas, e tudo dependerá do “nível” da fobia. Algumas pessoas sentem tremedeira, suor, e a sensação de pânico, a necessidade de sair o quanto antes do local, e há casos mais graves, onde o medo acaba por ser tão grande, que a pessoa pode chegar ao ponto de perder a consciência, ficar agressiva, e certas vezes até fugir. A partir disto então surgem outros sintomas, como por exemplo a necessidade de se excluir, sem vontade de sair de casa e até mesmo a vergonha.

Tratamento

O tratamento mais indicado para este tipo de fobia, assim como de mutias outras é a procura de profissionais para o tratamento psicológico, para que assim se possa verificar o motivo do surgimento da fobia e então o trabalho para que o paciente possa enfrentar. Há casos em que pode ser necessário a indicação de medicamentos calmantes.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook