Modificado em: 13 julho 2011

Flora Intestinal Destruída - Tratamentos

Conheça como funciona a Flora Intestinal e o que ocorre quando há a destruição dela. Saiba como melhorar sua flora intestinal e deixa-la forte e saudável.
O nosso organismo foi feito para enfrentar diversas doenças, mas pra isso é preciso ter um bom mecanismo de defesa para tentar combate-las. Os principais defensores do nosso organismo são o sistema imunológico, o fígado e as bactérias que já fazem parte do nosso intestino que também ajudam no combate a enfermidades e a manter nossa flora intestinal saudável.

Como ocorre a destruição da flora intestinal?

As bactérias benéficas que habitam nosso intestino precisam de substancias para se tornarem mais fortes no combate a possíveis problemas que apareçam. É preciso comer muitos alimentos ricos em fibras, pois são elas que alimentam essas colônias de bactérias que vivem no nosso intestino. Além disso, uma alimentação rica em fibras ajuda a evitar o câncer de intestino e ajuda a evitar também outras doenças.

Muitas vezes ficamos doentes e precisamos tomar medicamentos para poder melhorar, como anti-inflamatórios e antibióticos. Esses remédios ajudam a combater uma infecção que esteja acontecendo, mas por outro lado, o remédio administrado também mata as bactérias que protegem o nosso intestino, pois essas colônias de bactérias benéficas são as chamada “flora intestinal”. Uma vez que essas bactérias benéficas são mortas, o corpo se torna mais frágil, principalmente na região do intestino.

Como cuidar de doenças sem atacar a flora intestinal?

Um bom jeito de se cuidar e ao mesmo tempo de garantir a existência das bactérias benéficas é através do consumo de probióticos, ou seja, alguns alimentos que contenham a cultura dessas bactérias. As bactérias benéficas sobrevivem se alimentando, ou seja, fermentando as fibras alimentares, provenientes dos alimentos de origem vegetal. Esse é um dos motivos pelos quais devemos consumir diariamente frutas, hortaliças e alimentos com vitaminas. O organismo não digere as fibras, que passam direto para o cólon, onde as bactérias as consomem.

Uma vez que haja a morte dessas bactérias, está morrendo a flora intestinal, então será preciso repor de alguma forma, através da alimentação mais saudável com fibras, grãos, legumes e verduras.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook