Atualizado em: 21 maio 2013


Categorias do Fisiculturismo

Entenda melhor e fique por dentro das categorias oficiais do Fisiculturismo que apresenta disputas individuais ou em grupo. Conheça mais sobre o esporte!
Você Sabia?
Recentemente, tivemos a participação de Eduarco Correa que competiu nos anos de 2009 e 2010 na categoria até 92 quilos. A sua posição no Mr. Olympia até hoje causa polêmica devido ao terceiro lugar - uma vez que grande parte da mídia especializada o considera como verdadeiro campeão.
Desde os tempso mais remotos da sociedade, podemos observar que sempre existiu um culto ao corpo – culto esse que motivou toda a problemática da 2° guerra mundial com o conceito de raça superior. A história nos mostra que sempre existiu esse apelo ao “belo”, ao corpo perfeito.

Como podemos observar, nos últimos anos, esse culto ao corpo e até mesmo uma certa obsessão ao corpo, tem feito cada vez mais pessoas buscarem uma perfeição. Por um lado podemos dizer que isso é muito bom, uma vez que as pessoas estão mais preocupados com sua saúde. Todavia, também temos um lado negativo onde pessoas acabam passando dos limites e fazendo toda e qualquer coisa par ater o corpo com o qual sempre sonharam.

Para os apreciadores de corpos bem sarados e musculosos, existe uma modalidade esportiva e artística que tem como principal objetivo ter a melhor formação muscular – por meio da musculação. Tal modalidade é o Fisiculturismo. A disputa é feita através de apresentaçõe coletivas e individuais sempre comparando os participantes segundo os requisitos: volume, simetria, proporção e definição muscular.

Quem regula o campepanto mundial de fisiculturismo é a Federação Internacional de Fisiculturismo (International Federation of Bodybuilding, IFBB). Os maiores vencedores desse campeonato foram:

  • Lee Haney (oito vezes);
  • Ronnie Coleman (oito vezes);
  • Arnold Schwarzenegger (sete vezes);
  • Dorian Yates (seis vezes).

No que diz respeito a brasileiros no torneio, apenas dois competiram no Mr. Olympia. O primeiro foi Luíz Freitas no ano de 1989, onde terminou a competição no 19° lugar.

Confira abaixo um vídeo com o treino do Eduardo Correa.

Dentre os principais fisiculturistas, podemos citar nomes como: Arnold Schwarzenegger, Mike Mentzer, Lou Ferrigno, Lee Haney, Charles Atlas, Lee Priest, Dorian Yates, Jay Cutler e Ronnie Coleman.

Porém, o maior referencial desse esporte é Arnold Schwarzenegger. O mesmo ficou marcado por sua extrema inventividade e habilidade no campo do fisiculturismo e da musculação.

Confira abaixo uma super galeria com imagens de fisiculturistas.

E para saber mais sobre o assunto, basta clicar aqui.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook