Atualizado em: 27 junho 2011

Febre Alta - O que fazer

Tudo que você precisa saber sobre a Febre. Quais são as causas e quais os parâmetros corretos para saber se alguém está com febre ou não. Saiba tudo aqui.

O ser humano está propício a pegar diversas infecções por bactérias ou vírus. Existem diversos fatores que podem contribuir para o contágio de várias doenças, principalmente no frio, onde as pessoas ficam mais próximas e em lugares fechados, para evitar a entrada do ar gelado. Por esses motivos, a propensão a pegar certas doenças aumenta e isso é manifestado através de diversos sintomas, entre eles a febre. Diante de uma pessoa com febre, muitas pessoas não sabem como agir e nem como tratar essa pessoa, para que a febre possa ser controlada. Entenda mais sobre esse sintoma bem comum e saiba como se portar diante dele.

publicidade:

A Febre

A febre nada mais é do que uma reação do nosso organismo contra algum mal que ocorre. A febre é interpretada pelo médico como um sintoma e é definida como um aumento da temperatura corporal, mas somente quando a temperatura é mais que 37,5° C, abaixo disso e acima da temperatura normal, é considerado estado febril.

Quando uma pessoa está com febre tem sensação de frio, mesmo com a elevação da temperatura. Sua frequência cardíaca também aumenta e a pessoa começa a ter calafrios. A febre acontece mediante alguma coisa errada que está acontecendo no nosso organismo que funciona como um mecanismo de defesa, tentando neutralizar essa alteração que pode ter sido causada por bactérias ou vírus.

Como saber?

Como dito anteriormente, a Febre é caracterizada pelo aumento de temperatura, dependendo do local em que ela for mensurada. Para saber se ela está presente de acordo com os locais, veja os parâmetros abaixo:

  • Temperatura no ânus ou dentro do ouvido for maior que 38,0°C,
  • Temperatura na boca é maior que 37,5°C,
  • Temperatura abaixo na axila maior que  37,2°C.

Causas

A febre pode ser desencadeada mediante a diversas causas e é dentre os sintomas, o mais comum, que é apresentada como sintomas de que há algo de errado com o organismo. Mas dentre as condições médicas, a febre está presente em algumas como:

  • Doenças infecciosas (gripe, HIV, entre outras)
  • Inflamações (principalmente de garganta)
  • Doenças Imunológicas (Lupus Eritematoso)
  • Reação ao uso de drogas
  • Entre outros.

Tratamento

A febre não é algo para ser tratada e sim neutralizada. Quando existe febre, significa que o corpo está tentando combater alguma enfermidade. Então, a febre serve para mostrar que tem algo de errado, sendo importante que todo portador de febre vá se consultar com um médico, para que ele possa diagnosticar o que há de errado e assim, iniciar o tratamento mais adequado. No caso específico da febre, ela pode ser controlada com o uso de medicamentos, como antitérmicos, pois eles ajudam a controlar e regularizar a temperatura corporal.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook