Atualizado em: 10 agosto 2011

Farmácia Popular: Incontinência urinária

A incontinência urinária é tratada com Fisioterapia, medicamentos e a utilização de fralda geriátrica, que pode ser encontrada na Farmácia Popular.

A incontinência urinária é uma doença que se caracteriza pela perda de urina devido à fraqueza da musculatura do assoalho pélvico. Isso ocorre por diversos fatores e um deles é devido o não fortalecimento do períneo, região entre a vagina e o ânus, ou entre os testículos e o ânus. A doença é caracterizada pela incapacidade do indivíduo em segurar a urina quando a bexiga está cheia, ocorrendo assim a perda.

Sobre a Incontinência

A incontinência afeta mais os idosos e muitas mulheres que já passaram por muitos partos. Isso ocorre, pois com o envelhecimento, também há a fraqueza da musculatura do assoalho pélvico, aquele que é contraído quando “seguramos” a urina. No caso das mulheres que já tiveram muitos filhos de parto normal, é que quando há a expulsão de diversos fetos, a musculatura do assoalho pélvico acaba ganhando mais elasticidade do que o normal e em muitos casos a musculatura fica fraca e acaba não conseguindo conter a urina em momentos de emergência.

publicidade:

Existem três tipos de incontinência urinária, a de urgência, a de esforço e a mista. A incontinência urinária de esforço é quando o indivíduo perde a urina em momentos em que realiza esforços, como tossir, espirrar e ao praticar algum exercício que necessite de força. A incontinência de urgência é quando o indivíduo perde a urina sem realizar nenhum esforço e a incontinência mista é quando o indivíduo perde urina nos dois casos.

Tratamentos e Medicamentos para Incontinência

O tratamento da incontinência é realizado através da reeducação alimentar, pois existem muitos alimentos que “irritam” a bexiga e acabam fazendo com que o indivíduo perca urina mais facilmente. Outro tratamento é através da Fisioterapia, com o uso de eletroterapia que visam estimular a musculatura do assoalho pélvico, fortalecendo-a. E o tratamento mais convencional é com os medicamentos.

Os medicamentos para incontinência são divididos em dois grupos, os medicamentos que agem melhorando o armazenamento vesical de urina (fase de enchimento) e os medicamentos que melhoram o esvaziamento vesical.

A Farmácia Popular busca proporcionar uma melhor qualidade de vida para os indivíduos que sofrem com a incontinência. Por isso, a Farmácia Popular oferece fraldas geriátricas para pessoas que não conseguem mais segurar a urina. A fralda geriátrica evita certos constrangimentos quando o indivíduo está em algum lugar e passa por uma situação de perda de urina. Para evitar esses constrangimentos, a Farmácia Popular oferece a Frada geriátrica, 1 (uma) tira.

Para retirar a fralda geriátrica na Farmácia Popular, você necessita  comparecer a unidade mais próxima portando os seguintes documentos:

  • RG ou certidão de nascimento
  • CPF
  • Receita médica

Caso o indivíduo não possa comparecer, um familiar ou amigo deverá ir em seu lugar portando os mesmos documentos. A não presença só será aceita se o indivíduo não possuir capacidade física ou tiver mais de 60 anos de idade.

Outros medicamentos da Farmácia Popular

Nas Farmácias Populares, você encontrará os seguintes medicamentos, para as respectivas doenças.

Endereços da Farmácia Popular

Veja aqui, os Endereços da Farmácia Popular em todo o Brasil.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook