Atualizado em: 1 fevereiro 2013

Exercícios indicados para Idosos

Você Sabia?
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, a pessoa é classificado como idoso, quando atinge a idade de 65 anos em países já desenvolvidos e 60 anos para países subdesenvolvidos.
Exercícios indicados para Idosos 01

Para conservar ainda mais a saúde, os Exercícios indicados para Idosos fazem bem e são recomendados para melhoria de vida. (Divulgação)

Muito mais importante do que realizar exercícios na terceira idade, é realizar o exercício certo. Muitos exercícios são contraindicados para idosos e muitos também devem possuir ritmo controlado, para que não gerem mais lesões do que benefícios ao corpo do praticante.

Para muitas pessoas que chegam à terceira idade os exercícios são uma diversão e um alívio para dores corporais crônicas, e para muitas outras esses são tratamentos iniciados por recomendação médica.

publicidade:

Cuidados!

Em ambos os casos, deve-se tomar cuidado com a intensidade e a frequência do exercício, e se possível realizá-lo sempre sob supervisão. O tipo de exercício indicado para idosos é aquele que oferece menor chance de quedas e acidentes, e o que possui menor impacto para as articulações. Por isso, a primeira recomendação ao passageiro da terceira idade é não se empolgar com aquele programa de TV vibrante, colocar seu short listrado e começar a pegar pesado.

Com relação aos exercícios em si e às modalidades, um dos mais indicados sempre é a natação, e isso vale pra qualquer idade. (Reprodução)

Com relação aos exercícios em si e às modalidades, um dos mais indicados sempre é a natação, e isso vale pra qualquer idade. (Reprodução)

Um fisioterapeuta ou um médico são indicados como orientadores essenciais para novos exercícios incluídos na rotina do idoso. Além disso, é importante uma supervisão constante, para verificação de batimentos cardíacos e da pressão arterial. Por isso, prefira exercícios nas academias ou instituições que oferecem aulas direcionadas e exercícios coordenados.

Praticando…

Entre as opções “tops” de recomendações, estão a Ioga e o Pilates, exercícios brandos com aumento gradativo e sempre coordenado, e que ajuda não só no equilíbrio e flexibilidade, como gera uma auto percepção corporal grande propiciando um aumento da consciência. Além desses primeiros, um dos mais recomendados por todos é a dança. Um exercício que traz uma melhora da autoestima e uma atividade social extremamente prazerosa, melhorando em todos os aspectos na saúde do praticante.

Para finalizar nossa pequena e importantíssima lista, citamos a caminhada como essencial. É um exercício que podemos fazer a qualquer hora, indo para a padaria, voltando da casa de amigos. Nada como uma caminhada com um amigo ou companheiro(a). A caminhada nos faz levantar do sofá e aproveitar a rua, as pessoas, a praia ou apenas o ar fresco que sentimos ao sair de casa.

A natação possui baixo ou nenhum impacto às articulações, e é uma forma de trabalhar a parte anaeróbica em conjunto com a aeróbica, trazendo muitos benefícios para o praticante. (Reprodução)

A natação possui baixo ou nenhum impacto às articulações, e é uma forma de trabalhar a parte anaeróbica em conjunto com a aeróbica, trazendo muitos benefícios para o praticante. (Reprodução)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook