Atualizado em: 20 junho 2011


Como funciona o Exame Urocultura

Tudo que você precisa saber sobre como é realizado um Exame de Urocultura. Para que serve o exame, o que analisa e como entender os seus resultados.

Atualmente, é extremamente necessário que haja prevenção por meio da população contra diversas doenças. Muitos não sabem o que fazer para que possam acompanhar como seu organismo anda e como devem proceder diante da presença de alguma patologia. Existem diversos exames que podem ser feitos rotineiramente, para que você possa acompanhar tudo que está acontecendo no seu corpo e se há algo de errado com ele. Dentre os diversos exames que podem ser feitos, um deles é o exame de Urocultura.

O que é?

O Exame de Urocultura é o exame realizado através da cultura da urina. Esse exame é normalmente solicitado e feito em laboratórios em casos de suspeita de infecção urinária. Nele são identificadas todas as bactérias se estiverem presente na urina. O Exame identifica se há presença de bactérias, pois os rins e a bexiga são lugares estéreis, que não possuem nenhum tipo de ser nocivo a saúde, portanto quando há presença de bactéria, na maioria dos casos é diagnosticada a infecção de urina.


Como o exame é realizado?

O Exame de Urocultura é realizado através do colhimento da urina e essa urina é colocada pelo laboratório de análise em um meio propício à reprodução de bactérias. Esse meio é chamado de meio cultura, ou seja, é um local aonde todos os fatores irão contribuir para que a bactéria (se presente) se reproduza. Se após 48 horas for identificada uma formação de bactérias, isso indica que há processo infeccioso no local, e então serão identificados os tipos de bactérias para que se possa receitar o antibiótico adequado para que seja possível combate-las.

O primeiro passo para realizar o exame é a coleta de urina. Essa urina deve ser estéril, então para que corra tudo certo no exame é preciso que o indivíduo que irá realizar o exame siga alguns passos. Primeiramente, é muito importante limpar muito bem a região genital. Para limpar, utilize gazes estéreis para limpar a região e seca-la depois. O pote aonde a urina será despejada também deverá ser estéril. Quando for o momento de urinar tente evitar que a urina entre em contato com outras partes dos genitais, como grandes lábios ou no caso dos homens, o prepúcio. Após a coleta da urina, a mesma deverá ser levada imediatamente para o laboratório de análise.

 

Entendendo o resultado

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto ao resultado do exame. O exame é considerado negativo quando após 48 ou 72 horas de incubação da urina naquele meio de cultura não tenha tido uma formação de bactérias. É considerado positivo quando após o mesmo tempo, seja possível identificar a formação de mais que 100.000 de colônias de bactérias, pois um número menor pode identificar a presença de bactérias, mas não de uma infecção ou que na hora da coleta tenha havido contaminação da amostra. Então, caso o resultado seja inferior a 100.000 é importante retornar ao laboratório e refazer o exame com mais cuidado.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook