Atualizado em: 6 maio 2013

Exame de Sorologia para Dengue

Fique por dentro dos sintomas da Dengue e alguns dados para você saber do exame de Sorologia que é bem especifico para o casos do mosquito e que detectam o inicio da doença.
Você Sabia?
Atualmente há uma emenda popular que pede o repasse efetivo e integral de 10% de todas as receitas correntes e brutas da União no Brasil para a area da Saúde Publica Brasileira.

Enfermeira colhendo Sangue para realizar o Exame de Sorologia para Dengue. (Reprodução)

A dengue é um problema que enfrentamos em todas as estações.

Sabemos que não podemos deixar vasos de plantas, pneus, caixa d’água e tudo mais que possa acumular água limpa para que o mosquito não deposite seus óvulos.

publicidade:

Essa é uma das doenças que mais aterroriza a vida dos brasileiros que em épocas diferentes sempre aumenta o numero de vitimas do mosquito.

Sintomas

Os sintomas da dengue são muito parecidos com os sintomas da gripe. Na dengue clássica, temos:

Febre Alta
Forte dor de Cabeça
Dor atrás dos Olhos
Perda do apetite e do paladar
Manchas semelhante a do sarampo
Náuseas e vômito
Tonturas e Moleza pelo corpo todo
Extremo cansaço
Dores nos ossos e articulações

Sobre o Exame

A sorologia para a dengue é um exame que consegue detectar e definir a doença que é transmitida pelo mosquito. Aqui em nosso país, temos quatro tipos de doenças que são identificáveis: Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4.

O exame de sorologia consegue identificar qual o tipo e assim, indicar o melhor tratamento a ser feito. Inicialmente, o teste que é realizado pelo medico não é de procedimento invasivo e recebe o nome de prova do laço. Nesse exame, o médico prende a circulação do braço do paciente que está com suspeita do vírus. Ele irá observar se há pontinhos vermelhos sobre a pele. Se for confirmada, daí é feito o exame de sangue.

Não tem necessidade previa para que o exame seja realizado. É um exame muito simples feito de graça pelo SUS e com resultado rápido. Sempre que você persistir com algum sintoma, procure um médico de plantão e informe todos os sintomas que você está sentindo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook