Atualizado em: 13 julho 2011


Exame de Anemia - Como Funciona

Saiba tudo sobre a anemia, como essa síndrome pode acarretar diversos problemas e como ela pode surgir. Informações sobre o exame para detectar a anemia, o hemograma.
Sempre que há um déficit com relação alguma substancia no nosso organismo, ele reage de alguma forma. Sempre que sentimos desejo de comer algo, é na verdade uma indicação do corpo de que seu organismo está pedindo aquilo. Quando uma substancia que é essencial para nos manter em boas condições está em falta dentro de nós, o corpo normalmente responde de alguma forma. É o caso de quem possui anemia constantemente, é pela falta principalmente de ferro no nosso organismo.

A anemia

A anemia é um distúrbio decorrente da falta de alguma substancia extremamente importante para que o organismo trabalhe de modo correto. A anemia é quando a concentração de hemoglobinas sanguíneas diminui. A hemoglobina é responsável por transportar o oxigênio para todos os tecidos. A anemia não chega a ser uma doença propriamente dita, é mais uma síndrome decorrente de algumas causas.

A anemia pode ser classificada em aguda ou crônica. A anemia aguda é quando há a perda súbita de sangue, como por exemplos, em hemorragias ou até mesmo ao doar sangue. Perdas entre 10 e 20% causam hipotensão postural, tonturas e desmaios. Nas perdas acima de 20% há taquicardia, extremidades frias, palidez extrema, e hipotensão, depois choque; se a perda ultrapassar 30%, sem reposição imediata de líquidos intravenosos, o choque torna-se rapidamente irreversível e mortal. A anemia crônica não ocorre diminuição do volume sanguíneo, mas um aumento do volume plasmático.

Exame para detectar anemia

O principal exame para detectar uma possível anemia é o hemograma. Através do hemograma completo que é diagnosticado a anemia. É feito, atualmente, em contadores eletrônicos de grande porte e alto preço, que contam e medem os eritrócitos e geram curvas de freqüência com médias e coeficientes de variação, definindo os parâmetros numéricos da população eritróide. As melhores máquinas distinguem e contam os eritrócitos mais jovens (reticulócitos), permitindo-se assim uma avaliação da produção diária e da resposta regenerativa à anemia.

Em casos de aparecimento de sintomas como tonturas, náuseas, sono excessivo, cansaço, amarelamento nos olhos, pele amarelada e vômitos, procure um médico ou realize um hemograma para saber como anda sua saúde.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook