Atualizado em: 28 maio 2012

Estatinas: Efeitos colaterais, Bula, Preço

As estatinas chegarão para ficar, pois ajudam a reduzir drasticamente as taxas de LDL, conhecido como o mau colesterol. RG:
Você Sabia?
As pessoas que se submetem ao tratamento com as estatinas devem fazê-lo pelo resto da vida, se param de tomar o medicamento sem dúvida alguma apresentarão dentro de pouquíssimo tempo taxas altas de colesterol.
Estatina

Estatina é a substância contida em alguns medicamentos que auxiliam na diminuição do colesterol ruim. (Foto: Divulgação)

As estatinas são muito usadas pelas pessoas para inibir o colesterol, o fármaco age diminuindo a produção da enzima que é responsável por causar as taxas altas da doença nas pessoas, o medicamento é bastante indicado pelos médicos, pois são eficazes e promovem resultados notadamente satisfatórios.

De acordo com médico, além de auxiliarem na diminuição da gordura no sangue as estatinas reduzem o processo inflamatório do corpo e promove a elasticidade das artérias.

publicidade:

A medicina ressalta que o aparecimento desse tratamento reduziu em muito a morte de pacientes que apresentavam taxas altas de colesterol, antes da sua descoberta o mais indicado a essas pessoas era cuidar da saúde através da prática de exercícios e boa alimentação, maneiras não tão eficazes.

Efeitos Colaterais – Uso exagerado

Nenhum tipo de remédio pode promover um milagre na vida do paciente e se utilizado de modo exagerado pode trazer alguns problemas para a saúde, entre os efeitos colaterais existentes estão:

  • O aparecimento de dores musculares;
  • Desconforto abdominal;
  • Insuficiência renal nos casos mais graves;
  • Alteração do funcionamento do fígado;
  • Insônia, náusea e cefaleia;
  • Infecção respiratória;
  • Fadiga;
  • Perda de memória;
  • Vasculite;
  • Aumento da glicemia, entre outros males.

Bula

Existem alguns tipos de medicamentos que contêm estatinas em suas composições, todos são utilizados para combater o colesterol chamado de ruim. Se o médico te receitou algum desses fármacos e você quer saber as recomendações da bula acesse: http://www.bulas.med.br e digite estatinas.

Antes de tomar qualquer tipo de remédio é imprescindível que o médico oriente o paciente para os riscos que corre. Os medicados devem ter a consciência de que precisam ter plena noção daquilo que ingerem, por isso, vá atrás das informações sempre.

Preços

Os preços podem varia de acordo com o medicamento receitado, que como dito anteriormente estão disponíveis no mercado farmacêutico mais de um tipo de medicamento que possui as estatinas na composição.

O único profissional capaz de indicar o tratamento exato para cada tipo de caso é o médico que terá a incumbência de examinar o paciente e verificar como estas as taxas de colesterol no sangue.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook