Atualizado em: 16 maio 2013

Esgotamento Nervoso – Sintomas e Tratamento

Conheça os sintomas, os fatores e o tratamento para que você entenda melho o que é Esgotamento Nervoso, que gera conflitos emocionais colocando uma crise em sua mente.
Você Sabia?
Alterações de apetite e também de sono, também entram como sintomas do esgotamento nervoso.
Esgotamento Nervoso 01

O Esgotamento Nervoso pode alterar todos as suas reações, seja na vida profissional ou pessoal. (Reprodução)

O problema de esgotamento nervoso nada mais é do que um estado onde diversos conflitos emocionais começam a intervir em todas as capacidades dos indivíduos para que possam continuar o seu dia a dia.

Este esgotamento também é considerado um estado mais avançado de depressão e também situações de estresse.

publicidade:

Sintomas

Alguns sintomas são bastante comuns para o esgotamento nervoso, dentre eles podemos citar sobre a sensação de tristeza, desânimo ou ainda situações de pessimismo. O choro fácil, que por muitas vezes acontece sem uma razão aparente, a perda total de interesse e também prazer na realização de atividades do dia a dia, bem como uma tendência ao isolamento.

A perda da auto estima gradual também é um dos sintomas junto com o acumulo dos sentimentos de culpa em excesso, e situações de exageros neste sentido. Idéias de suicídio bem como a dificuldade para se tomar decisões, bem como a diminuição da capacidade de se concentrar assim como também a falta de força.

Fatores para a Situação

O principal fator que acarreta na situação de esgotamento nervoso é a consequência das possíveis faltas de interesse em realizar as coisas. E isto deverá acontecer devido as dificuldades que são encontradas na vida, onde é possível se utilizar tanto formas construtivas como destrutivas para que assim se possa encontrar as forças enfrentando toda a dificuldade da vida.

Quando acontece uma situação de esgotamento nervoso, esta é a prova cabal de que algo perdeu o seu controle, principalmente no seu desenvolvimento emocional.

Tratamento

Como tratamentos mais comuns para este tipo de problema podemos citar o encaminhamento a um psicólogo, que irá tratar de forma adequada esta situação.

Sessões de grupo e auto ajuda para que se possa refletir sobre o que está acontecendo de forma racional e não desesperada. Sessões de relaxamento, como também ioga para que se aprenda a administrar e desligar a mente. “Psicoterapia e Reik” também são indicações bastante citadas neste sentido.

Seguindo estes passos certamente você irá conseguir resolver este grande problema que é considerado como a doença do mundo moderno que faz mal para diversas famílias em todo o mundo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook