Atualizado em: 28 agosto 2013

Enurese Noturna é Normal? Entenda

Como a perda em geral é à noite, chama-se enurese noturna, lembrando que a enurese noturna é mais freqüente em meninos do que em meninas
Você Sabia?
Que a palavra enurese tem origem grega onde significa emissão involuntária de urina.
download (8)

Até os cinco anos de idade, a enurese noturna é normal.

Normalmente, quando adultos e jovens temos a capacidade de controlar a nossa bexiga por completo, urinamos sempre que queremos e no momento e local adequados, mas não nascemos na maioria das vezes sabendo isto. Nos bebês e nas crianças pequenas o sistema nervoso ainda não está totalmente preparado e também bem amadurecido para oferecer este tipo de controle consciente.

Este tipo de processo acontece durante o longo dos tempos, nos primeiros anos de vida de tal forma em que com pelo menos 4 anos de idade, 85% das crianças já saibam controlar a bexiga pelo menos durante o dia, já o controle noturno acontece em torno dos seis anos.

publicidade:

O que é

A Enurese nada mais é do que e eliminação involuntária de urina, em uma idade onde o controle já deveria acontecer. E urinar durante o sono é um problema considerado psicológico e ainda social bem traumático para as crianças o que poderá até mesmo mobilizar de forma emocional todo o núcleo da família.

Este tipo de problema poderá ser primário, onde a criança nunca irá conseguir evitar a perda de urina, ou ainda secundária, quando ela irá voltar a molhar a cama depois de um período de pelo menos seis meses de se fazer xixi ou ainda involuntariamente durante o sono. Para se ter uma idéia em torno de 15% das crianças que tenham idade em torno de sete anos ainda poderão apresentar perdas de controle noturno. E aos 10 anos este número cai para menos de 5% em seguida cessando o problema.

Sintomas

Os sintomas poderão ser provocados por uma série de situações, como por exemplo distúrbios de sono, onde se tem vontade mas a criança não desperta e acaba urinando na cama, falta de maturação do controle da bexiga e aumento da quantidade de urina em excesso.

Além de por muitas vezes é por motivos de atitudes punitivas como agressões físicas e psicológicas para as crianças ou mesmo uma condição considerada benigna e transitória.

Vídeo sobre a Enurese Noturna

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook