Atualizado em: 10 março 2011

Enjôo e tontura na gravidez

Os maiores sonhos da mulher brasileira definitivamente são casar e constituir uma família. Mesmo com as mudanças que estão acontecendo e com a independência cada vez maior das mulheres, muitas ainda possuem o velho sonho de casar do modo tradicional, na igreja. Além de casar, muitas pensam em ter um filho. Sendo produção independente ou não, muitas sonham em gerar um bebê e sentir como é ter o prazer divino de se tornar mãe.

publicidade:

Quando se engravida muitas mudanças ocorrem no corpo, tanto fisiologicamente quanto anatomicamente. As mulheres começam a perder o equilíbrio devido a mudança do seu centro de gravidade, pois o útero se estende e conforme a barriga cresce o corpo é puxado para frente, por isso a mulher tende a andar com as pernas mais afastadas, para poder manter o equilíbrio. As articulações do corpo também sofrem alterações. Há uma frouxidão ligamentar de todas as articulações, por isso é importante levar uma vida saudável e com exercícios físicos, para não sofrer tais conseqüências na gravidez.

Nem tudo são flores na gravidez. Com as mudanças que ocorrem, muitas dores e muito mal estar acompanha a grávida durante os nove meses. Muitas sentem azia, enjôo e tontura. Isso ocorre, pois o corpo se prepara para receber um outro ser, então ele procura se adaptar. O útero altera seu tamanho para poder comportar o feto, quando isso acontece, os outros órgãos do corpo humano adotam uma posição que não é a normal, então o corpo tende a sentir as conseqüências. Com a mudança de posição do diafragma, a mulher acaba tendo a parte pulmonar mais pressionada, dificultando na respiração. Com a deficiência na respiração, o oxigênio não chega em quantidade suficiente ao cérebro, causando tonturas na grávida. Além disso, a pressão também afeta o estômago, causando enjôos e azia.

Para que você saiba tomar as precauções devidas, vá ao ginecologista e faça corretamente todos os pré-natais. O seu médico irá lhe aconselhar da melhor maneira para que você sofra menos conseqüências na sua gravidez.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook