Atualizado em: 11 fevereiro 2011

Endometriose – Sintomas

O sangramento mensal ocorre naturalmente em mulheres com ciclo regular de menstruação. Porém – com sangramento irregular, dor e infertilidade – a endometriose é uma doença que ocorre quando há endométrio, o tecido que reveste o útero, em outros locais do corpo humano.

publicidade:

Dentre os principais sintomas, encontram-se dor durante e depois da relação sexual, sangramento pré-menstrual, dores com movimentos intestinais, entre outros períodos de dor progressivos. A endometriose  também pode causar lesões nos órgãos internos. A diversidade de sintomas explica porque a endometriose geralmente só é descoberta mais tarde na vida da mulher.

Não há cura para esta doença, mas o quanto antes for detectada, maior será a qualidade de vida. O diagnóstico pode ocorrer por exames ginecológicos e físicos. Porém, o diagnóstico mais comum é realizado pela biopsia da lesão. Dependendo do estágio da doença, alguns danos podem ser reversíveis, enquanto outros impedidos através de monitoramento constante, incluindo a capacidade fértil e danos internos gerais.

Não se esqueça de que saúde é um assunto muito sério. Consulte seu médico, avalie suas opções com toda cautela possível, retire toda e qualquer dúvida concernente ao assunto e tome sua decisão avaliada em hipóteses realistas. Não tente se tratar sem auxílio médico, muito menos se baseie em conhecimento popular ou conselhos familiares sem embasamento médico.

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook