Atualizado em: 23 fevereiro 2012

Emagreça comendo carboidratos

Apesar de ser apontado como um dos principais vilões na hora de perder peso, o carboidrato usado de forma responsável pode ser um ótimo aliado para manter a sua dieta.
Você Sabia?
Nas plantas, o carboidrato é armazenado como amido nos amiloplastos e nos animais, é armazenado no fígado e nos músculos como glicogênio.
Emagrecer comendo carboidratos

Para perder os quilos a mais, você não precisa cortar radicalmente os carboidratos do seu cardápio.

Um dos maiores pesadelos das pessoas que estão tentando emagrecer é ver os indesejáveis quilos a mais aparecerem novamente. Para não ficar no efeito sanfona, o ideal é equilibrar a dieta sem cortar radicalmente os principais vilões de um regime, como os doces e as massas. De acordo com o nutricionista Robert Ferguson, que escreveu o livro “Diet-Free for Life”, é possível perder peso montando um cardápio com carboidratos que são combinados com fontes de proteínas e fibras.  Segundo o especialista americano, essa dieta se chama “regime dos carboidratos balanceados”.

Carboidrato emagrece?

Segundo as informações divulgadas por Robert Ferguson, ao misturar os carboidratos refinados (brancos) com proteínas, que diminui a absorção de glicose durante a digestão, e fibras, que retardam a mudança de carboidratos em glicose, o corpo consegue manter as taxas de glicemia e insulina sob controle.  De acordo com o autor, o excesso de insulina na corrente sanguínea acaba ficando no organismo como forma de gordura.

publicidade:

Além de ser um dos componentes que ajuda a eliminar a gordura no organismo, o carboidrato tem outro papel importante: fornecer energia. Caso o organismo constate que está sem energia para realizar as atividades, ele acaba roubando a massa muscular magra. De acordo com os especialistas da área da saúde, esse “roubo” acaba trazendo a tão temida flacidez.

Para perder peso com essa combinação, a pessoa também precisa seguir mais três instruções: se alimentar a cada três horas, beber bastante água durante o dia inteiro e praticar atividades físicas regularmente.

Sugestão de cardápio com carboidratos, proteínas e fibras

Com o objetivo de te ajudar a perder os quilos a mais, nós separamos algumas refeições que podem ser incluídas no seu dia-a-dia.

Almoço

  • 1 batata inglesa assada e recheada com queijo de minas e ricota
  • 1 bife
  • 1 porção de salada de maça verde com uvas passas e alface crespa
  • 1 suco de uva light
  • 1 pote de gelatina diet

Jantar

  • 2 colheres (sopa) de arroz
  • 1 porção de atum
  • 1 porção de suflê de legumes alaranjados
  • 1 copo de chá gelado light
  • 1 fatia fina de manjar

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook