Atualizado em: 17 fevereiro 2011

Efeitos Causados pela Maconha

Um dos efeitos mais comuns causados pela Cannabis sativa (maconha) é o avermelhamento dos olhos. O ressecamento da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobem de 60 – 80 para 120 – 140 batidas por minuto) também são bem comuns.

publicidade:

Com o uso contínuo, alguns órgãos, como o pulmão, passam a ser afetados. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão”, (Eliene Percília, membro da equipe Brasil Escola)

Os efeitos psíquicos são extremosos, variando entre bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir e angústia, desespero, pânico e letargia. Ocorre ainda uma perda da noção do tempo e espaço além de um prejuízo na memória e latente falta de atenção. O uso prolongado afeta a memória e a capacidade de aprendizado, assim como perda da noção do tempo e da realidade geral.

Lembre-se que saúde é um assunto muito sério. Em caso de dúvida, consulte seu médico e retire toda e qualquer pendência concernente ao assunto. Não se baseie em conhecimento popular ou em conselhos familiares sem embasamento médico. O uso da maconha passa por debates polêmicos sobre legalização e, conseqüentemente, sobre comércio.

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook