Atualizado em: 5 novembro 2012

Educação alimentar infantil – Quando começar e as dificuldades

Sem duvida uma das maiores dificuldades na educação de uma criança consiste na tarefa de .... Começando pela alimentação que é uma das principais queixas dos pais.
Você Sabia?
Que a nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais.

Dificuldades alimentares na Infância

Ter uma alimentação saudável é muito importante em qualquer idade, desde o inicio da vida até a velhice, na infância os pais relatam a dificuldade em controlar os filhos e educa-los para uma boa alimentação, ceder aos gostos dos filhos as vezes pode atrapalhar no seu desenvolvimento.

Por isso ter hábitos alimentares desde o inicio da vida é importante, pois quando a criança é mal alimentada ela sofre grandes consequências como dificuldades no aprendizado, fica mais irritada, sofre de falta de atenção e principalmente na saúde, pois tendem carência de vitaminas o que causa anemia e outros.

publicidade:

Quando começar e as dificuldades

É muito importante balancear a alimentação, incluir todos os nutrientes necessários como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e até mesmo a gordura, tudo na dose certa contribui para um bom desenvolvimento.

É complicado pois cada criança possui suas preferências, principalmente na hora de se alimentar e a motivação que ela recebe é essencial na hora das refeições, algumas crianças comem exageradamente, já outras se recusam.

Por tanto os pais devem tomar algumas medidas, para que as crianças se habituam a uma alimentação mais saudável, o correto é ter uma alimentação diária, fazendo com que a criança coma sempre em um horário, o que evita da criança ficar “beliscando” entre as refeições, pois isso faz com que ela perca o apetite na hora da comida.

Evite ameaçar a criança caso ela não queira comer, falar que não vai dar a sobremesa caso não coma tudo pode atrapalhar ao longo do tempo e confundir a criança, além de fazer brincadeiras na hora da refeição, e forçar a criança a comer só tende a atrapalhar.

Tudo isso deve ser aderido ao cotidiano na vida da criança desde cedo, pois quanto mais tardio for, maiores serão suas dificuldades, é inevitável impedir que a criança cresça e crie suas preferencias, mas se logo cedo os pais incentivarem e terem também uma alimentação saudável, isso não vai se tornar um problema, lembre-se que você é o espelho para seus filhos, por isso coma comidas saudáveis e passe o exemplo.

Vídeo sobre Educação Alimentar Infantil

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook