Atualizado em: 5 novembro 2012

Dúvidas sobre Ovulação

Sem duvida a A ovulação é um daqueles belos mistérios do organismo feminino que se não deixam as mulheres de cabelo em pé.
Você Sabia?
Que a Ovulação nos seres humanos, assim como na maioria dos mamíferos, é o processo em que o Ovócito II segue do ovário para a tuba uterina, onde pode ser fecundado e ter início a gestação. Se isso não acontece, ocorre a menstruação. Noutras espécies em vez da célula atrás referida é liberado o óvulo.

Saber como é e como se produz a ovulação é fundamental para perceber o ciclo menstrual

Muitas mulheres ainda têm dúvidas a respeito da sua ovulação, principalmente as que estão loucas para engravidar, as dúvidas deixam elas de cabelos em pé, período perfil, sintomas, ovários policísticos, pílulas, hormônios são todas as dúvidas que perseguem a vida e acontecem no corpo feminino.

Segundo ginecologistas o processo de ovulação se inicia alguns dias antes da menstruação, como funciona? Folículos do ovário começam a sofrer influência de hormônios produzidos na hipófise, como o FSH ou o LH e, com isso, começam a crescer, a ovulação acontece entre 16h e 24h após o pico do LH, é esse hormônio que estimula alguns dos folículos que se desenvolvem em óvulos maduros.

publicidade:

Data Certa da Ovulação

A ovulação depende de cada organismo, as mulheres que possuem um ciclo menstrual maior do que o normal, a data da ovulação será diferente. As mulheres que tem um ciclo menstrual de 28 dias sua data de ovulação será no 14º dia. O certo é que a ovulação aconteça 14 dias antes da próxima menstruação, caso seu ciclo seja maior pode ocorrer no 16º.

Causas da Ovulação

Mas existem outras formas de se descobrir quando está ovulando, são sinais que algumas mulheres apresentam que identificam o processo, algumas mulheres relatam ficarem mais sensuais e com maior libido, já outras notam o aumento de temperatura corporal, mas o ciclo feminino pode variar muito, depende da alimentação, estresse e ansiedade, além de outras causas como a mudança no clima ou até mesmo uma viagem.

O tempo em que o óvulo circula no organismo é de 24horas, mas a possibilidade de engravidar não é somente nesse dia porque o esperma masculino pode ficar circulando durante até 48 horas, por isso é possível engravidar dois dias antes e dois depois da ovulação.

Vídeo sobre a Ovulação

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook