Atualizado em: 5 fevereiro 2014

Doula: Saiba o que é

Entenda o papel da doula antes, durante e depois do parto.
Você Sabia?
Uma doula não faz nenhum procedimento médico, ela não está ali para interferir no processo dessa maneira. A grávida pode receber dela massagens e outras medidas como banhos e formas eficientes de respiração para aliviar as dores.
Doula

A Doula cuida, faz massagem, dá apoio emocional e tranquiliza a grávida antes, durante e depois do parto. (Foto: Divulgação)

Uma doula significa ao pé da “mulher que serve”, ela exerce um papel fundamental ao lado da grávida, antes, durante e após o parto. Atualmente a quantidade de cesarianas realizadas no Brasil é bastante grande, 90% das gestantes têm seus bebês dessa maneira.

Isso se dá por conta de alguns fatores, e entre eles está o lado emocional da mulher que fica extremamente abalado diante do momento que será enfrentado. Mas agora muitas delas estão se esforçando e optam pelo parto normal ou natural e também pelos serviços da doula.

publicidade:

A intenção é resgatar um pouco do que se via antigamente e viver de fato todas as emoções que um processo desse porte oferece à mãe, ao pai e à toda família.

A Função de Cada Um

Nos momentos que antecedem o parto e também durante o processo e após a equipe médica estás preparada para executar os seus serviços e não é o médico, obstetra ou enfermeira que ficam incumbidos de estar ao lado da gestante para dar apoio, tirar o medo e passar instruções.

A doula tem esse compromisso de orientar, confortar e até mesmo apoiar moralmente a paciente, transmitindo afeto, confiança e relaxamento.

Vantagens da Doula

A mulher que tem uma doula ao lado:

  • Diminui a incidência de infecção;
  • Aumenta a autoestima;
  • Reduz o risco de depressão pós-parto;
  • Diminui os pedidos de anestesia;
  • Aumenta a probabilidade de parto vaginal espontâneo;
  • Evita a utilização de fórceps e extrato a vácuo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook