Dores no Joelho

Nosso corpo é repleto de músculos, articulações e outras estruturas que permite diversos movimentos e que possuem outras funções. Quando algo acontece de errado com uma dessas partes que compõe o corpo, o principal sinal é a dor. A dor é um indicativo de que algo de errado está acontecendo com nosso corpo, seja uma infecção ou uma inflamação, gerada pela presença de alguma bactéria ou vírus, ou devido algum trauma. Os lugares mais comum para o aparecimento de dores são as articulações, principalmente a do joelho, além de dores nas costas e até dores nas axilas. O joelho além de ser um lugar muito fácil de se traumatizar, também possui uma articulação um pouco instável que precisa se reforçada sempre com exercícios de fortalecimento. Conheça as principais causas de dores no joelho.

A dor no joelho

A dor é algo muito amplo e pode se manifestar em qualquer lugar que seja inervado e em qualquer lugar que se movimente. Por isso, a maior incidência de dores é nas articulações. As dores podem ser em pontadas, dores como câimbras, dores agudas, como se tivesse algo pontiagudo perfurando a pele, entre outras. A dor irá variar de acordo com o lugar e com a causa da dor.

No caso da dor no joelho, existem diversas causas que podem causa-la. Para saber a causa da dor é preciso ir a um médico. Mas dentre todas as causas, as causas mais comuns de dores no joelho são:

DiagnósticoCaracterísticas
Síndrome de dor Patelo-femural
(Patelo = rótula)
Jovens. Rótula mal Alinhada em sua articulação com o fêmur.
Implantação alta da rótulaJovens
Síndromes de sobrecargaAtletas, corredores, dançarinas, obesos.
Defeito alinhamento entre coxas e pernasPernas “em xis”, arqueadas, rotadas.
Hipermobilidade da rótulaA rótula desliza fora da calha no fêmur.
Doenças da rótulaCondromalacia, osteocondrite.
Síndrome do coxim gordurosoDor na “bola” de gordura que se forma na região interna do joelho.
BursiteNa frente ou abaixo da rótula.
TendiniteMais freqüente na região interna da perna.
Doenças dos meniscosApós traumatismo ou em idosos. Também ocorre em situações de sobrecarga crônica.
Ruptura parcial ou total de ligamentosTraumatismo.
Doença de Osgood-SchlatterDor e inchume na perna logo abaixo da rótula. Entre 9 e 15 anos. Mais em sexo masculino (ver osteonecroses).
Doenças da membrana articular (sinovial)Sinovite vilo-nodular, condromatose, tumores malignos.
Osteoartrite (artrose)Desestruturação da cartilagem.
Artrite (sinovite)Doenças inflamatórias ou infecciosas.

Fonte Tabela: ABC da Saúde

Tratamento

O tratamento da dor irá depender da causa, mas na maioria dos casos é indicado o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatorios, caso haja a presença de inflamação. Diferente disso, existe a Fisioterapia que através dos seus recursos de crioterapia, eletroterapia e exercícios de fortalecimento também auxiliam no alívio da dor.