Atualizado em: 10 junho 2015

Dores nas Axilas - Causas e Tratamentos

Saiba o que pode ocasionar dores nas axilas. Quais as principais causas e outros sintomas associados. Saiba também como eliminar essa dor e tratar das suas axilas.

dores nas axilas

Existem muitos tipos de dores que nos afeta em diferentes órgãos e regiões do corpo. Em alguns órgãos nunca imaginaríamos sentir dores, mas por alguns motivos essas dores acaba surgindo. Um dos locais mais incomuns para se sentir dores, são as axilas. Saiba porque podemos sentir dor nas axilas e quais são as possíveis causas.

Afinal, o que provoca as dores nas axilas?

Normalmente, as razões de dores nas axilas são relacionadas a infecção através de contaminação por microrganismos. Uma dor característica na axila, é uma dor como se fosse em pontada, uma ferroada. Em nosso corpo possuímos alguns linfonodos espalhados em varias regiões. Uma vez em que venhamos a ter uma infecção em nosso organismo, há inchaço desses linfonodos, melhor dizendo, há uma inflamação dos linfonodos. Uma região em que existe grande concentração de linfonodos é na axila.

Por isso, quando há uma infecção no nosso corpo, os linfonodos acabam ficando inchados e dolorosos, causando o desconforto na região das axilas. Também conhecemos este tipo de inflamação por ingua. Um tipo de alerta do corpo, informando que há algo de errado, na maioria das vezes, ou sempre,  uma inflamação.

É muito comum aparecerem inguas por exemplo, em caso de gripe, quando a garganta inflama e temos a imunidade abaixo do normal. As inguas propriamente ditas, não aparecem apenas nas axilas, podem aparecer também na virilha, garganta e maxilar.

dores nas axilas

Dor nas axilas de mulheres pode estar relacionada a menstruação

Nas mulheres, também podem haver dores nas axilas no início do ciclo menstrual, por tratar-se de um momento que torna o corpo da mulher muito mais sensível que o normal. Porém, a dor acaba após o término do ciclo. Também sendo mais frequente em mulheres, o câncer de mama é caracterizado pelo aparecimento de um nódulo na região das axilas. Portanto, é um dos fatores que também causa dor. Lembrando que o câncer de mama não afeta somente as mulheres, também afeta os homens, em menor número.

Além da dor que pode ser causada normalmente por infecção de alguma bactéria ou fungo, também está associada a uma coceira intensa e sensação de queimação na região das axilas, podendo haver vermelhidão no local.

menstruação

Tratamento das Dores nas Axilas

O tratamento da dor irá depender da sua causa. Se a causa for devido a uma infecção, é preciso primeiramente tratar a infecção com o antibiótico prescrito por um médico para que resolva o problema, e consequentemente elimine a embora. Os analgésicos também possuem a função de diminuir a dor, diminuindo também algum inchaço que possa haver no local. No caso da existência de um nódulo canceroso, o tratamento será mais agressivo, sendo realizado através da quimioterapia e da radioterapia.

Obs: Em caso de sintomas como dores e nódulos na axila, procure um médico para que possa ser orientado de como proceder. Este post funciona apenas como um auxilio referindo-se aos casos mais comuns, porém, em hipótese alguma substitui a opinião de um médico especialista.



Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook