Atualizado em: 12 junho 2011


Doenças Transmitidas por Ratos

Os ratos transmitem doenças horríveis e as vezes nem sabemos que são transmitidas por eles e por esta razão deixaremos detalhes sobre elas.
Doenças Transmitidas por Ratos Os Ratos são animais que podem vir a trazer alguns males para a saúde dos seres humanos. Existem hoje, muitas doenças transmitidas por ratos, mas que muitas vezes são desconhecidas ou passam despercebidas pela sociedade, por isso é muito bom ficar atento a essas doenças transmitidas por Ratos, para que você não fique infectado e não venha a ter algum tipo de complicação e por essa razão que o assunto que iremos tratar hoje é sobre as doenças transmitidas por ratos.

Os ratos são animais que transmitem doenças de forma direta ou indireta para nós, seres humanos. Porém muitas vezes não conhecemos quais são e nem sabemos como tratar, por isso abaixo você confere uma lista das doenças transmitidas por eles com mais frequência:

Doenças

  • Leptospirose – é uma doença causada por bactérias que se alojam nos rins dos ratos e são transmitidas através da urina. Quando ocorrem enchentes esta urina mistura com a água e podem penetrar nos seres humanos através das mucosas ou da pele, principalmente se houver algum ferimento.

As formas de evitar o contagio com essa doença é evitando o contato com a água da enchente e evitar que pessoas banhem-se ou brinquem em água que podem estar contaminada com urina de rato.

Se o contato com a água for inevitável o melhor jeito de se prevenir é ficar o menor tempo possível na água, se a enchente inundar a casa, quando a água abaixar, será preciso desinfetar e lavar todo o ambiente e objetos que lá estavam e se algum alimento tiver tido contato com a água deverá ser jogado fora.

  • Peste Bubônica

Causada pela Yersina Pestis, é considerada uma das doenças mais antigas já encontradas. É transmitida através da pulga-do-rato. É uma doença chamada também de peste negra. A forma de contagio é através de picadas de pulgas contaminadas que abandonam os ratos que também podem vir a morrer da doença. Para evitar a doença é preciso evitar o contato com os roedores e erradicá-los de locais onde existem habitações.

  • Tifo Murino

Também causada pela pulga do rato, quando a mesma elimina suas fezes na hora que pica o ser humano e ele coça o local fazendo assim, acontecer à penetração na pele. A única forma de prevenir a doença é evitar contato com ratos e também combatê-los.

  • Hantavirose

Doenças Transmitidas por Ratos Uma doença transmitida por ratos que geralmente habitam áreas rurais. O contágio acontece através da inspiração à poeira de locais contaminados com urina, fezes e saliva do rato. Para se prevenir é bom sempre abrir a casa para que o ar circule manter tudo sempre muito limpo e se houver mato ao redor de sua casa, sempre deixá-lo aparado, não comer frutos que tenham caído no chão e tampar qualquer tipo e buraco ou fresta onde os ratos possam entrar.

Agora é só se prevenir embora São Paulo esteja infestado por ratos e por esta razão todo cuidado é pouco.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook