Atualizado em: 16 outubro 2012

Doenças transmitidas por Morcegos e como tratar

Conheça algumas doenças que podem ser transmitidas por morcegos e trazer problemas respiratorios, intestinais ou até mesmo a morte em alguns dos casos. Saiba também como se tratar!
Você Sabia?
O Morcego mais famoso e conhecido como heroi dos quadrinhos é o Batman, que foi criado em 1939, por Frank Foster em uma publicação para a Revista Detective Comics, se juntando a outros herois logo em seguida.

O Morcego é o principal transmissor de doenças Coronavírus, pois é um forte potencializador para causa-lás. (Divulgação)

Você certamente já deve ter ouvido, sobre alguns sintomas já que está cada vez mais comuns você encontrar este animal nas cidades. As Doenças transmitidas por Morcegos podem até matar já que eles tem fontes em grande potencial para a transmissão de microrganismos que causam doenças em nós.

Para piorar ainda mais a situação, os Morcegos são conhecidos por serem hospedeiros de um grupo de virus de renoma, os chamados “coronavírus” que podem deixar você com serios problemas intestinais, cerebrais e até mesmo respiratorios.

publicidade:

Principais Doenças

Um dos virus citados que é transmitido pelos morcegos, são os que infectam mamiferos, e humanos, como sendo um dos principais causadores da doença de sindrome respiratoria aguda severa, mais conhecida como Sers. Aqui no Brasil mesmo, até o momento já foram registrados dois surtos de raiva, que foram transmitidos por morcegos que se alimentam de Sangue. Os Surtos são derivados da intença ação antrópica que cada dia pode deixar você ficando sem fome. O Fato curioso e que o morcego tem tanta fome durante a noite, que ele pode comer duas vezes o seu peso durante a madrugada.

Mais pesquisas são realizadas e mostram a evolução molecular das doenças coronavírus que os morcegos hospedeiros passam. No inicio do ano, houve um fato bem curioso onde morcegos transmitiram a doença que provocou a morte de dois bois no Rio Grnade do Sul. A Orientação inicial é que todo o seu rebanho seja imunizado e para você ser humano, ficar em alerta nessas areas existe e temos que reforçar o cuidado ao andar ou se colocar diante de uma situação.

Como se proteger?

Alguns metodos são usados para evitar que você encontre morcegos na sua residencia ou em residencias proximas as suas. Principalmente em telhados onde não há vedação, ou em lugares bem escuros. É indicado que você use vedação nos telhados e use tela de arame, para eles não passarem. Mas é bom lembrar que boa parte dos morcegos aqui no Brasil se alimentam de insetos, portanto não saia matando qualquer um quando ver, pois o morcego é um animal protegido por lei, e sua captura deve ser realizado por pessoal treinado e especializado. Fica a dica pra ficar atento em relação aos morcegos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook