Atualizado em: 10 outubro 2012

Doenças transmitidas por pombos

É importante evitar o contato com os pombos de ruas, pois eles podem transmitir varias doenças ao seu organismo.
Você Sabia?
Que as pombas domésticas são originárias do continente Europeu, e foram introduzidos na América do Sul por volta do século XVII.

As pombas causam danos materiais decorrentes da deposição de suas fezes

Os pombos são consideradas verdadeiras pragas nas grandes cidades. Eles estão presentes em locais que possui uma grande concentração de pessoas e também de lixo, porque são nestes locais que estas aves encontram mais facilmente os alimentos.

É por isso que geralmente acabamos vendo uma grande quantidade de pombos no centros das cidades, já que existe uma grande concentração de pessoas e também de lixo espalhado pelo chão. Mas para as pessoas que acham que estes animais são inofensivos, saiba que eles são transmissores de uma série de doenças.

publicidade:

Veja algumas doenças transmitidas por Pombos

Criptococose:

Esta doença é causada por um fungo que pode se transmitido pela poeira que tenha fezes secas de pombos e canários. A doença acaba sendo mais comum em épocas mais quentes e secas do ano, já que as cidades ficam com maior acumulo de poeira pelo chão. A doença pode comprometer o pulmão e também o sistema nervoso central, causando alergias, micose profunda, e até meningite.

Histoplasmose:

Esta doença também é transmitida por um fungo e pode ser pega através do ar. Estes fungos também estão presentes nas fezes dos pombos e morcegos. Os sintomas da doença variam de acordo com o grau da infecção, mas pode levar até mesmo a morte se não for tratada correta e rapidamente.

Salmonelose:

Abactéria que causa esta doença também está presente nas fezes dos pombos, e com o vento pode ser depositada nas comidas que são ingeridas na rua, como cachorro quente e outros lanches vendidos nas grandes cidades. Por isso que nunca é recomendável comer estes lanches que ficam sendo preparados completamente expostos na rua.

Ornitose:

A doença é transmitida via oral também através da ingestão de poeira que esteja contaminada com fezes secas de pombos e também de morcegos.

Dermatites:

Esta parasitose é transmitida através dos piolhos que estão presente na maioria dos pombos das grandes cidades. As pessoas que ficam contaminadas poderão ter erupções na pele, e coceira semelhantes a picadas de alguns insetos.

Psitacose

Causa dor de cabeça, febre alta, calafrios, ocasionadas por vírus

Alergia

Desencadeada por penas que contém, piolhos, ácaros e pulgas

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook