Atualizado em: 11 setembro 2013

Doenças relacionadas ao Sangue

A prevenção das doenças do sangue relacionadas ao trabalho está baseada nos procedimentos da vigilância em saúde do trabalhador.
Você Sabia?
Que no século XVI, o médico britânico William Harvey foi o primeiro a descrever como o sangue era bombeado, no século seguinte a transfusão de sangue começaram, com experimentos bem sucedidos, envolvendo animais
0,,69813772,00

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular em animais com sistemas circulatórios fechados

Existem diversos problemas de saúde que envolvem o sangue, alguns ainda são um grande mistério para a medicina, porém outros já tem solução e até mesmo cura, por isso conheça a seguir algumas doenças relacionadas ao sangue, onde os doentes tem deficiência de fatores raros como I, II, V, VII, X e XIII.

A Hemofilia A e B

Esta é uma doença hereditária e hemorrágica, que vem ligada ao cromossomo X. Todas as manifestações hemorrágicas no primeiro ano de vidas poderão ser observadas em formas moderadas ou graves, sendo assim é possível se perceber sobre hematomas secundários. Os tratamentos realizados normalmente contam com tratamentos para problemas como injeções intramuscular (IM), punções venosas, traumas e sangramentos em mucosa oral as mais frequentes.

publicidade:

Como por exemplo sangramentos no SNC, o que poderão acontecer de forma espontânea e ainda cefaleias não explicadas que devem ser tratadas como hemorragias intracranianas. Outra hemorragia que ocorre e é bastante grave é a retroperitonial, que poderá ser bastante volumosa ao ponto de causar choque hipovel Êmico, ou seja, uma diminuição acentuada de volume de sangue, caso seja tratada de forma tardia.

Doença de Von Willebrand

Esta é uma doença considerada hemorrágica e hereditária causada principalmente pela diminuição ou ainda por uma disfunção de proteínas chamadas de fator de von Willebrand. Isto acontece principalmente devido a uma série de mutações que são levadas ao aparecimento das variadas manifestações clínicas, gerando vários tipos. A chamada coagulopatia acaba se manifestando através de disfunções de plaquetárias associadas a toda a diminuição os níveis séricos de fator VIII coagulante.

Existindo alguns casos raros de doença transmitida que foi descrita uma única vez em 1925. Este é o tipo de doença hemorrágica mais comum existente, e atinge pelo menos 2% da população mundial alcançando ambos os sexos porém as mulheres tem uma probabilidade bem maior de terem a doença diagnosticada por suas várias manifestações durante toda a menstruação.

Vídeo sobre Doenças Relacionadas ao Sangue

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook