Atualizado em: 22 abril 2013

Doenças que afetam os olhos (visão)

Conheça as principais doenças que podem afetar diretamente os olhos e deixar você sem enxergar. Veja algumas dessas doenças mais frequentes a ocorrer!
Você Sabia?
Atualmente, os casos menos gravosos e que sejam detectados a tempo podem ser tratados através de cirurgia, sendo que para o seu surgimento contribuem fatores como o envelhecimento, traumatismos, uso prolongado de determinados medicamentos ou doenças crônicas como a diabetes.
Doenças nos Olhos

Algumas das Doenças que afetam os olhos podem deixar você até mesmo sem a visão. (Reprodução)

A região ocular é uma das áreas do corpo mais atreita ao aparecimento de enfermidades, devido a variáveis como o envelhecimento.

O surgimento de doenças crônicas e à sensibilidade que lhe é característica com relação à luz, poluição, as alterações climáticas e demais agentes que se revelem agressivos.

publicidade:

Doenças Oftalmológicas

No capítulo das doenças oftamológicas, uma das mais conhecidas é o astigmatismo, que ocorre em resultado da curvatura assimétrica da córnea e que provoca problemas de focagem. Assim, esta doença traduz-se em visão distorcida e pode manifestar-se de forma isolada ou conjuntamente com outros problemas de refração (de que são exemplos representativos a hipermetropia e presbiopia).

Uma outra enfermidade que reporta aos olhos é o estrabismo, que tende a surgir majoritariamente nos primeiros anos de vida mas que pode igualmente revelar-se em idade adulta. Embora prejudique a visão de um dos olhos, o estrabismo pode também ser um fator que indicie um problema orgânico de maior complexidade; em adição, pode tratar-se igualmente de uma maleita de origem congénita, o que significa que a sua presença se manifesta durante os primeiros seis meses de vida e que, na interação entre si, os dois olhos não funcionam nem se acompanham corretamente.

Outras Doenças

No caso de ser estrabismo congênito, os portadores da doença não são capazes de distinguir os relevos por completo (que é também designada por visão binocular), especialmente quando se trata de crianças ou jovens em pleno período de desenvolvimento. As cataratas, por exemplo, caracterizam-se por serem uma patologia ocular que, em casos extremos, pode conduzir à cegueira. Trata-se de um problema em que se registra uma opacidade do cristalino (parcial ou total) e que tende a embaçar de forma progressiva.

É importante que cada pessoa seja devidamente acompanhada por um médico oftamologista para despistar eventuais problemas de sáude na região ocular e, caso estes se verifiquem, serem devidamente tratados para evitar maiores complicações.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook